Rússia condena EUA por assassinar Soleimani e solidariza-se com iranianos

Iraquianos protestam em frente à Embaixada dos EUA em 31 de dezembro, durante protesto por ataque anterior dos EUA. (AP/Khalid Mohammed)

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia expressou suas condolências ao povo iraniano pela morte do general Soleimani e considerou que esse grave ataque dos Estados Unidos no Iraque provocará novas tensões no Oriente Médio.

“Consideramos o assassinato de Soleimani na sequência do ataque dos Estados Unidos contra imediações de Bagdá como um passo aventureiro, que conduzirá a um aumento de tensões em toda a região”, disse à rádio Sputnik um porta-voz da Chancelaria russa.

O general Soleimani foi assassinado na madrugada da sexta-feira (3) em um ataque aéreo norte-americano na capital iraquiana por ordem direta do presidente Donald Trump.

Ali Khamenei, supremo líder do Irã, apontou nesta sexta-feira (3) o adjunto do comandante da força Quds, Esmail Chaani , como novo comandante da unidade após a morte de Qasem Soleimani, conforme informação da agência Tasnim.

“Na sequência do martírio do glorioso general Haj Qasem Soleimani, eu nomeio o brigadeiro-general Esmail Ghaani como comandante da força Quds do Corpo da Guarda Revolucionária”, afirmou o aiatolá Khamenei em um comunicado.

O líder iraniano declarou três dias de luto nacional pela morte do general Soleimani pelas forças norte-americanas e jurou retaliar os assassinos do principal líder militar do país.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *