
Assinatura aconteceu durante evento do BRICS no Rio
Os ministro das Relações exteriores da Rússia, Serguey Lavrov, e o de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, assinaram um acordo entre os dois países nesta terça-feira, 29, uma declaração conjunta contra sanções unilaterais durante o evento do BRICS que aconteceu no Rio de Janeiro.
Lavrov chamou as sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados, de “práticas neocoloniais do Ocidente”, que servem para sabotar as economias de países para manter uma desigualdade entre as nações, favorecem uma elite privilegiada. O ministro russo pediu união aos países do BRICS para fazer oposição às práticas imperiais norte-americanas.
“Agradecemos sua participação, que espero que enriqueça nosso trabalho”, disse Lavrov.
O ministro russo, durante a cerimônia de assinatura, expressou confiança de que Cuba, como país parceiro do BRICS, será um aliado que desempenhará um papel construtivo dentro do bloco.
“Felizmente, nossos países têm excelentes relações bilaterais, pois desenvolvem laços econômicos, educacionais, culturais e científicos”, respondeu Parrilla.
O pacto assinado pelos dois países é semelhante ao da Rússia com o Irã, que foi assinado em dezembro do ano passado. Também tem como objetivo se opor às sanções que os EUA gostam de usar como arma contra outros países que não se submetem a seus esquemas de exploração.