O Fundo Monetário Internacional (FMI) classificou a Rússia como a quarta maior economia do mundo com base na paridade do poder de compra (PPC), um critério que permite comparar os padrões entre países a partir de seu poder de compra na própria moeda. E que é mais efetivo que a mera estipulação usando como fator a conversão pela taxa de câmbio.
Em seu World Economic Outlook publicado na terça-feira (22), o FMI disse que o produto interno bruto (PIB) da Rússia em 2024 equivale a 3,55% do PIB global em termos de PPC, superando o Japão, que tem 3,38%.
Assim, de acordo com o relatório do FMI, a Rússia ocupa o quarto lugar em termos de PPC, depois da China (18,8%), dos EUA (15%) e da Índia (7,9%).
Os autores do relatório registram que, pelos números mais recentes, as principais economias do mundo por PPC agora incluem três países do BRICS – China, Índia e Rússia. Eles acrescentaram que a subida da Rússia foi impulsionada pelas sanções ocidentais (e consequente reativação da produção interna, uma espécie de substituição de importações).
“Hoje temos que implementar uma substituição agressiva de importações e estabelecer nossa própria produção. Portanto, o quarto lugar da Rússia é bastante esperado”, disse o chefe do Centro de Pesquisa Macroeconômica da Universidade Financeira, Evgeny Balatsky, ao jornal russo Rossyiskaya Gazeta.
“Nos últimos anos, a Rússia ultrapassou seus concorrentes europeus – um após o outro – Reino Unido, França, Alemanha” e agora “o Japão”, acrescentou o acadêmico.
No início deste mês, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, observou que a participação dos países do BRICS no PIB global, medida pelo PPC, atingiu 36,7%.
Enquanto a participação do PIB global dos países do G7 (Canadá, França, Japão, Itália, EUA, Reino Unido e UE) em termos de PPC, ainda segundo os números do FMI, está em declínio, tendo despencado de 50,42% em 1982 para 29% em 2024.
O FMI também aumentou sua previsão de crescimento para a Rússia em 2024 e agora espera que o PIB do país cresça 3,6% este ano, um aumento em relação à projeção anterior de 3,2%. E, portanto, mais do que está previsto para qualquer um dos integrantes do G7.
Mas para não destoar do clima de russofobia que impera em Washington e Bruxelas, a relíquia de Bretton Woods cortou sua estimativa para o crescimento da economia russa do próximo ano de 1,5% para 1,3%.
Quem sabe as sanções unilaterais não façam finalmente sucesso, segundo tal prognóstico. A redução do crescimento pela metade se deverá, segundo as pitonisas de Washington, à “desaceleração do consumo privado e do investimento em meio à redução do aperto no mercado de trabalho e ao crescimento mais lento dos salários” no próximo ano.
E ainda dizem que a Russia ta quebrada.
Se a metade do mundo deixar de utilizar o dólar em seus negócios externos. Os EUA quebra em 6 meses. Aí o mundo colapsa.
Paises subdesenvolvidos precisam deixar o dólar de forma gradual e encontrar forma de lastrear riquezas e valores em algo realmente de valor , principalmente, coisas produzidas internamente
Se o Brasil fosse governado por homens, teríamos uma economia fortíssima e certamente, o padrão de vida da nossa gente seria satisfatória, mas infelizmente, somos governados por Asnos, com cérebro de duendes e espírito de porcos com zero de hombridade.
Em que país tu vive?
PIB em 3,4%
Renda em crescente
Inflação sob controle
Desemprego caindo
Apenas temos um mercado, especulativo, que quer ver o país nas trevas…reduza os juros, cada ponto percentual equivalente a R$ 40 bilhões na dívida interna, então….
Não recebi o produto
Que produto, leitor?
Por isso que precisam usar coreanos na guerra. Números mentirosos para favorecer as ditaduras.
A fonte da matéria é o FMI. Você quer dizer, então, que os americanos estão mentindo para favorecer os russos?
Não acredito que vc vai responder a pessoas que pensam dentro da caixa e, que não querem ver a realidade, tal e qual como fizeram com a Huawei, e depois surgem com a narrativa de que se deve aplicar mais sanções.
Não entendemos, leitor. Por isso não pudemos responder. Mas, tudo bem. Se você está sugerindo que não devemos perder tempo com respostas a pessoas que pensam dentro da caixa, até que estamos quase concordando.
Ué o FMI virou comunista!!!
então a RUSSIA tem que acelerar o consumo privado e em geral/ aumentar os investimentos no mercado de trabalho/ e aumentar(melhorar) os salários, simples assim! sendo presidente da RUSSIA fazer esse projeto e iniciativa, e quebrar os prognósticos dos palpiteiros americanos e especuladores invejosos que são. intervir na política de ditadura da america e do ocidente,vou mandar essa ideia óbvia aos RUSSOS. ok! vlademir
Paridade não PIB real, o manda o PIB real, paridade é enganação, é tentar consolar quem perdeu,
Por que, leitor? Só porque os americanos têm esta mesma preferência?
Somos Brasileiros, não seria interessante pôr a colocação de nosso País na reportagem? De resto parabéns aos editores.
Viva a Russia e a Palestina! Abaixo o imperialismo 🚩🇵🇸🇷🇺
Estados Unidos quebrar????
Kkkkkk,piada para surdo….
Pois você devia saber que os EUA já quebraram há muito tempo. Ou o que significa sua brutal dívida externa?
Propaganda de guerra russa… Produção de mentiras…. Invadiu a Ucrânia….
A fonte da matéria é o FMI, instituição localizada em Washington e sob controle dos EUA. Isso é propaganda russa, leitor?
Mas as sanções econômicas impostas pelo Ocidente à Rússia não a tinham “quebrado”? Prova de que se o país sancionado quiser, sobrevive bem, como prova o Irã. Se Cuba, essa mesmo quebrada, sobrevive, aos trancos e barrancos é fato, qualquer um o consegue.
Meus sites apresentam FÓRMULA para diminuir a pobreza e criminalidade e racismo através da REENGENHARIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E Administração de empresas estatais.
Gostei desse jornal!
E jornalista melhor ainda, o cabra escreve a matéria e inda responde os comentários.
Vou passar acompanhar o jornal.
Cuba? Tira essa aí. Coitados de nossos irmãos cubanos. 50 anos de ditadura comunista os levou à miséria absoluta.
Cuba foi uma miserável colônia da Espanha desde o século XV até 1898, quando foi ocupada pelos EUA. Depois disso, foi dominada por uma série de ditaduras corruptas e criminosas, sempre marionetes dos EUA, , até 1959. E você vem dizer que o problema é o regime socialista, sob um cruel bloqueio norte-americano há 50 anos. Francamente…
Simples a Rússia foi embargada pelos europeus e americanos e abraçados pelos chineses e pela África resumindo o negócio para os Russos melhoraram.
LEGIÃO URBANA ETERNA E IMORTAL
É impressionante como apesar das milhares de sanções a economia Russa cresce.
Tenho acompanhado vários sites e estudos sobre o tema.
É fato. A economia da Rússia tem sido muito resiliente.
O investimento e incentivo interno do governo foi fundamental.
Vide a indústria automobilística carro chefe da Alemanha está indo de mau a pior. Outrora referencia ocidental.
Vale lembrar que o maior mercado consumidor era a China.
Hoje a China se tornou o maior concorrente da Alemanha.
O Exemplo em questão foi a Alemanha, mas o mesmo vale para todos. Locomotiva da União Europeia.
Às sanções foram um desastre para os Europeus.
Algo de errado não está certo.
O 2º maior mercado consumidor era a Rússia. Mercado esse hoje ocupado pela China.
No Brasil 92% dos veículos elétricos em circulação são Chineses.
Sem essa de falar que os Chineses são comunistas (Trabalho Análogos a Escravidão) isso é propaganda americana.
A China hoje é uma potência econômica e sua população também desfruta desse progresso.
Para finalizar.
A China hoje é um pais focado no progresso e no crescimento econômico ao contrário de outros países que vivem fomentado guerras e conflitos.
Enquanto isso a China trabalha. Construiu uma frota frota com centenas de navios (200) cargueiros exclusivamente para o transporte de veículos com capacidade para transportar até 7.000 veículos cada um, dependo do modelo, claro!
Alguns dados que tive acesso pesquisando.
Hoje a China fabrica mais de 1 veículo por segundo.
Capacidade para suprir até 75% da demanda global. Se mantiverem esse mesmo ritmo de produção até 2030 poderiam inundar todo o planeta com a sua produção de veículos.
Vale lembrar que o público chinês corresponde pelo consumo da maioria de sua produção PREMIUN DE VEÍCULOS.
Apenas para contextualiza que a população desfruta desse progresso.
Outros seguimentos que merecem atenção…
Tecnologias 5G. Já estão desenvolvendo a 6G…. Assim como a sua própria ESTAÇÃO ESPACIAL…