Na sexta-feira, 23, foram comemorados os 100 anos do Exército Vermelho. Em feriado nacional, a data é denominada ‘Dia do Defensor da Pátria’, e foi comemorada na Rússia com uma grande manifestação na Praça Vermelha de Moscou.
“Exatamente 100 anos atrás, nasceu o grande Exército Vermelho. Grande, porque este Exército garantiu a paz desde o início da Revolução de Outubro, enfrentou as forças mais atrasadas, junto com o povo salvou a nossa Pátria e a Humanidade do fascismo”, disse Pavel Grudinin, candidato à presidência da Rússia nas eleições de 18 de março próximo, no ato que encerrou a homenagem.
“Aqui em um dos cartazes está escrito: ‘O socialismo é a saída da crise! ’. E não é apenas a saída para a crise, é o retorno do grande Exército. É o retorno de nossos militares à defesa do Estado. É o retorno da grandeza do nosso país. No 100º aniversário do nosso Exército, devemos prometer a nós mesmos e a todos que devolveremos a nossa Pátria a sua grandeza, seu futuro”, acrescentou o candidato do Partido Comunista da Federação Russa, da Frente de Esquerda, do movimento Forças Patrióticas Nacionais da Rússia e muitas personalidades políticas, sociais e culturais.
Comemorado pela primeira vez em 1919, o feriado remete ao ano de 1918, momento em que houve o primeiro alistamento em massa para o Exército Vermelho, ocorrido em São Petersburgo e Moscou. Em janeiro de 1919, foi decidido que se uniriam as datas da celebração desse dia com a da publicação do decreto de estabelecimento do Exército Vermelho.
Sobre este assunto, há este site: https://www.youtube.com/watch?v=KRyyx6t_38c&t=34s