O ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, denuncia que os Estados Unidos “abandonaram a diplomacia”. A declaração surge após a recente visita de Lavrov a Ancara, quando se encontrou, no dia 14, com seu colega Mevlut Cavusoglu.
“Sanções, ameaças, chantagem e diktat [ultimato] estão sendo usados”, afirmou o ministro que encabeçou delegação russa a Ancara para trabalhos que transcorreram de 12 a 17 de agosto, ao se referir ao comportamento de brutamontes de Trump e sua trupe com relação à Turquia.
“Eu já afirmei sobre as sanções”, acrescentou Lavrov, “que elas são ilegais, minam todos os princípios do comércio mundial e os princípios aprovados pelas decisões da ONU, sob as quais medidas unilaterais de endurecimento econômico são ilegais”.
Além da guerra comercial com a elevação exacerbada das alíquotas sobre a importação de aço (50%) e alumínio (20%) produzidos pela Turquia, ou seja, o dobro das alíquotas que fez viger sobre os mesmos produtos quando produzidos pela Europa, Trump tem lançado seu vitupério sobre a Turquia ao exigir a soltura incondicional do pastor Andrew Brunson acusado pela justiça turca de participar da frustrada tentativa de derrubada do presidente Erdogan em 2016.
Depois que as autoridades turcas propuseram aos norte-americanos discutir o assunto, Trump declara que a soltura de Brunson tem que ser imediata e que “não há negociação a esse respeito”.
No encontro em Ancara, Lavrov frisou que as negociações e estudos para que o dólar seja abolido das transações comerciais entre os dois países e que elas sejam realizadas nas moedas nacionais dos países estão em andamento.
Lavrov prosseguiu em sua condenação à ilegalidade do comportamento norte-americano destacando: “Espero que a realidade objetiva ajude o senso comum a prevalecer e que nós voltaremos aos princípios fundamentais da Carta das Nações estipulando o trabalho coletivo na solução dos problemas globais ao mesmo tempo em que prevaleça o respeito pela igualdade soberana dos Estados e a não interferência em seus assuntos internos. O interesse na solução de numerosos problemas, compartilhados pela Rússia e a Turquia se apoia nestes princípios”.
“O abuso grosseiro do papel do dólar como reserva global em moeda vai causar este papel a ser enfraquecido, a cair, e mais e mais países, mesmo os não afetados por sanções norte-americanas, irão se afastar do dólar e se apoiar em moedas mais confiáveis”, alertou o ministro russo.
NATHANIEL BRAIA