Sanções dos EUA fracassam e indústria de chips da China dispara, diz Bloomberg

China acelera produção de chips (VCG)

19 dos 20 fabricantes de chips que mais cresceram no mundo nos últimos quatro trimestres são chineses

Saiu pela culatra a política norte-americana de bloqueio ao desenvolvimento da alta tecnologia pela China, iniciada no governo Trump e mantida por Biden. Segundo a Bloomberg 19 dos 20 fabricantes de chips que mais cresceram no mundo nos últimos quatro trimestres são chineses, comparado com apenas oito em igual período de 2021.

Conforme a Bloomberg, as sanções norte-americanas fizeram com que a indústria de chips da China crescesse rapidamente. Com isso, acrescenta, a China está dominando o fornecimento de projetos de software, processadores e equipamentos fundamentais para a fabricação de chips.

Dessa política, o fato mais notório, mas não o único, foi o assédio dos EUA à Huawei. Em 2020, os EUA restringiram as vendas de tecnologia norte-americana para empresas chinesas, e até mesmo o uso de máquinas ou software norte-americano na produção de chips.

Segundo a Bloomberg, as ações dos EUA acabaram motivando a indústria chinesa a aumentar a produção de componentes nacionais. Desta forma, Pequim não apenas avançou, como também movimentou bilhões de dólares de investimento no setor, envolvendo programas ambiciosos e minimizando os efeitos das sanções norte-americanas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *