Encontro foi realizado no auditório do Sindicato dos Engenheiros. O pré-candidato a governador do PT, Fernando Haddad, esteve presente e prestou sua homenagem aos comunistas de São Paulo. Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, também prestigiou o ato paulista
Na noite desta segunda-feira (21), o PCdoB de São Paulo comemorou, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, os 100 anos de fundação do partido. O encontro festivo lembrou a determinação e a coragem de operários e intelectuais progressistas que, no dia 25 de março de 1922, reunidos clandestinamente em Niterói, criaram o Partido Comunista do Brasil.
1922: O COMEÇO DE TUDO
No mesmo ano em que o PCdoB era criado, o heroísmo dos “18 do Forte” já revelavam que mudanças importantes estavam por vir. Naquele mesmo ano as artes e a cultura se agitaram com a Semana de Arte Moderna, evento que ocorreu em São Paulo.
HADDAD PRESTIGIOU ATO DO PCdoB
Participaram da mesa a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao governo do estado, o deputado federal e ex-ministro Orlando Silva, a deputada estadual Lecy Brandão e a presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Tainá Wine, representando os movimentos sociais presentes.
Centenas e lideranças vindas de todas as regiões, e do interior, assistiram a um vídeo com a história de lutas do partido. Uma história que, segundo Luciana Santos, se confunde com a história da construção da nação brasileira.
JUVENTUDE PRESENTE
Além da presidente nacional do PCdoB, estavam presentes, também prestigiando o ato, os vice-presidentes Carlos Lopes e Valter Sorrentino. Diversos outros integrantes da direção nacional, estadual e membros do PCdoB da capital lotaram o auditório do Sindicato dos Engenheiros.
Tainá foi a primeira a usar a palavra e agradeceu pela oportunidade de estar no PCdoB. Ela disse que tem orgulho de ser uma militante da juventude e do partido e de lutar junto com seus companheiros para transformar o país. Em sua opinião, “o PCdoB é um partido revolucionário, que abre espaço para uma mulher jovem e da periferia como eu”.
ORLANDO: ESSE AUDITÓRIO É A CARA DO BRASIL
Orlando falou em seguida, saudando a presença de Fernando Haddad e dos demais convidados. Ele destacou a força e a trajetória do partido e disse que a composição do auditório era o retrato do Brasil. “O Brasil é um país que é construído por trabalhadores, por homens e mulheres simples, pelos negros e pela juventude, como estão hoje representados neste auditório”, disse o parlamentar. Ele afirmou que “a juventude que resiste é a mesma que vai tomar o destino deste país e de São Paulo em suas mãos para construir um novo projeto político e um futuro melhor para todos”.
LECY: JÁ ÉRAMOS FORTES, FICAMOS MAIS FORTES AINDA
A deputada Lecy Brandão também fez questão de falar de seu orgulho em ser integrante do PCdoB e saudou a recente filiação da também deputada estadual Isa Penna ao partido. “Já éramos fortes, agora, com a chegada da companheira Isa, ficamos mais fortes ainda na Assembleia Legislativa de São Paulo”, disse Lecy.
O ex-ministro Fernando Haddad lembrou que o PCdoB sempre esteve ao lado das lutas do povo brasileiro. Destacou o papel da UJS na luta pela ampliação do acesso das populações mais carentes e moradores das periferias às universidades, quando ele era Ministro da Educação. Ele fez questão de destacar o trabalho de Orlando Silva no ministério e no parlamento e o de Nádia Campeão, como sua vice, na Prefeitura de São Paulo.
Ele parabenizou o partido pela conquista da federação. Disse que foi uma grande vitória das forças progressistas a formação desta aliança política e espera que ela se amplie ainda mais e seja por muito tempo. Haddad destacou a importância da conquista do governo de São Paulo para a retomada de um projeto popular e progressista para o Brasil.
LUCIANA: HISTÓRIA DO PARTIDO SE CONFUNDE COM A HISTÓRIA DO BRASIL
A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, fechou a cerimônia falando da trajetória de lutas do partido desde a a fundação até os dias atuais. “A trajetória do PCdoB se confunde com a trajetória da nação brasileira”, disse ela. Luciana homenageou as diversas gerações de dirigentes do partido, lembrou a importância da incorporação do PPL ao PCdoB e disse que estamos hoje em condições de superar esse momento de retrocesso vivido pelo país.
Ela falou da tradição de convivência democrática dos comunistas, da importância da frente ampla para a derrota do fascismo e convidou a todos a estarem no festival Vermelho, ponto culminante das festividades do centenário do PCdoB, que se realizará nos próximos dias 25 e 26 de março em Niterói. Luciana afirmou que o partido deverá anunciar nesta data o apoio do partido à candidatura de Lula à Presidência da República.