Os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, João Dória (PSDB) e Wilson Witzel (PSC), criticaram a falta de ajuda financeira do governo Bolsonaro para contenção do coronavírus.
Para Witzel, “se o governo federal, até segunda-feira, não apresentar algo que dê esperança para que as pessoas possam saber que não vão morrer de fome e não vão ter um cataclismo nas suas vidas, vai ser muito difícil continuar com essas medidas protetivas, porque nós não podemos brigar e pedir para as pessoas ficarem em casa”.
“Não podemos falar para que as empresas fiquem fechadas se quem tem condições de socorrer, que é o governo federal, e tem dinheiro para isso, não tomar as providências. A responsabilidade passa a ser deles [governo Bolsonaro]”, afirmou.
“A União tem que fazer a sua parte. Nós estamos fazendo a nossa. Estou ajudando os mais carentes. Vamos distribuir um milhão de cestas básicas. Agora quem pode ajudar o resto do país é a União”, continuou.
“Não podemos pedir para autônomos e pequenos empresários ficarem paralisados se não houver uma sinalização imediata do ministro [da Economia] Paulo Guedes que ele vai colocar pelo menos R$ 500 bilhões na economia, que é a cifra que nós mais ou menos imaginamos que deve ser colocada na economia”.
“Se isso não acontecer, vamos entrar num caos financeiro”, concluiu.
João Dória, em entrevista coletiva, disse que o governo federal não está liberando nada ainda.
“A partir de hoje vamos aguardar a decisão, a manifestação e a operacionalização do governo federal para ajudar estados, e os estados poderem ajudar os municípios, priorizando aqueles que mais precisam de ajuda”, declarou Dória.
O governador de São Paulo também anunciou, na quinta-feira (26), o repasse de R$ 218 milhões para que 80 municípios, todos com mais de 100 mil habitantes, combatam a epidemia de coronavírus e tratem os infectados.
Ele reafirmou que a quarentena está mantida em todo o estado de São Paulo. “Foi uma decisão do governo seguindo normas da Organização Mundial de Saúde. Todas as decisões na área de saúde e econômica são fundamentadas em dados e estudos. Aqui não tomamos medidas precipitadas, mas fundamentadas”, disse.
Jair Bolsonaro criticou, durante discurso feito em rede nacional, os governadores que declararam quarentena em seus estados. “Autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, como proibição de transporte, fechamento de comércio e confinamento em massa”.