As imagens de satélite do estado de São Paulo desde ontem impressionam pela enorme quantidade de fumaça sobre o estado, originadas em múltiplos focos de queimadas sem explicação natural, direcionando as causas para ações criminosas.
De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, houve 24 focos de calor no estado na segunda, 106 na terça, 82 na quarta e 430 ontem. O número de 430 focos de calor em único dia é absurdamente alto para São Paulo se considerada a média histórica de focos do mês inteiro de agosto de 914. Ou seja, apenas um dia teve quase a metade da média de focos de calor de agosto inteiro no território paulista.
Dois funcionários de uma usina em Urupês, no interior de São Paulo, morreram tentando combater um incêndio nesta sexta-feira (23).
Segundo o governo de São Paulo, cerca de 30 cidades do estado estão em alerta máximo para grandes queimadas. Algumas rodovias estaduais se encontram com interdição total ou parcial devido ao cenário provocado pela fumaça.
Uma equipe da MetSul, voou do Aeroporto de Congonhas para a base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, e informou que era possível ver uma camada de fumaça cobrindo o Sul do estado de São Paulo. Em alguns pontos, a camada era marrom, indicando que a origem da fumaça estava próxima.
“As queimadas criminosas em Araraquara e em todo interior de São Paulo estão cada vez mais insuportáveis. Já são mais de três dias que a nossa cidade está coberta por fumaça e fuligem, deixando o ar extremamente seco e afetando nossa saúde. É inaceitável que esses incêndios continuem ocorrendo. As rodovias estaduais, onde estão concentradas a maior parte das queimadas, precisam de fiscalização URGENTE do governo de São Paulo”, cobrou o vereador de Araraquara, Guilherme Bianco, em um post mostrando os incêndios na cidade.
Imagens assustadoras e impressionantes de inúmeras cidades paulistas sob uma densa fumaça negra, encobrindo o sol e o céu azul, tomaram conta das redes sociais na tarde desta sexta.