Saque emergencial do FGTS poderá demorar até 5 meses de espera

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O calendário de saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), divulgado pelo governo federal, fará com que parte dos trabalhadores demorem até 5 meses para poder ter acesso aos recursos, sacando ou transferindo da Caixa para outros bancos.

As datas de saque variam de acordo com a data de nascimento, começando a partir do dia 25 de julho. Os nascidos em novembro e dezembro só poderão ter acesso aos recursos a partir do dia 14 de novembro.

Têm direito ao saque os trabalhadores que possuem contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) no FGTS.  Podem ser sacados o valor de até um salário mínimo (R$ 1.045,00).

O saque emergencial do FGTS foi anunciado em abril através da Medida Provisória (MP) 946 para apoiar os trabalhadores durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, mas assim como o auxílio emergencial, o dinheiro ainda demorará a chegar ao bolso daqueles que mais precisam nesse momento de crise.

A Caixa Econômica Federal fará o pagamento do Saque Emergencial do FGTS exclusivamente por meio de crédito em Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos trabalhadores. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo CAIXA Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *