Ainda em tratamento da Covid-19, o candidato à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto Nogueira, do PDT, foi internado no último domingo (18), no hospital da Unimed na capital cearense, com o objetivo de acelerar a sua recuperação.
Sarto afirmou em suas redes sociais que se sente bem. “Como vocês sabem, no último dia 5 de outubro, testei positivo para Covid-19 após apresentar alguns sintomas leves gripais. Desde então, fiquei em isolamento social, me recuperando e trabalhando em casa. Na tarde deste domingo (18), com o objetivo de acelerar minha plena recuperação, fui internado no Hospital da Unimed para receber medicação via intravenosa. Quero tranquilizar a todos, pois me sinto bem, sem necessidade de cuidados intensivos. Estou sendo acompanhado por uma equipe médica atenciosa e vou me restabelecer em breve”, disse Sarto.
CAMPANHAS
Enquanto Sarto ainda se recupera, o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e o candidato a vice da chapa, Élcio Batista (PSB), participaram de uma carreata junto a apoiadores e moradores dos bairros Lagoa Redonda, Guajerú e Curió, na manhã de domingo. Roberto Cláudio aproveitou o momento para rebater ataques feitos pelo candidato do Pros, Capitão Wagner, contra a campanha de Sarto.
“Capitão Wagner [vem] falar de ódio? A trajetória do Wagner é ligada a dois motins de polícia, a uma política de agressão e de ataques. A nossa, pelo contrário, é forjada na paz e amor a essa cidade”, destacou o prefeito, ao ser questionado sobre a acusação feita por Wagner, de que a campanha de Sarto teria criado um gabinete do ódio e disseminação de vídeos falsos nas redes sociais contra ele.
Segundo Wagner, “já está muito claro para gente que foi criado um gabinete do ódio do lado de lá”, acusou o candidato do Pros, que também participou no domingo de uma carreata junto a apoiadores no bairro Pirambu.
Wagner faz referência a um vídeo, que circula nas redes sociais, em que mostra a reportagem do Diário do Nordeste, de título, “Amotinados no interior agem sob orientação de líderes políticos”, e que aponta: “Capitão Wagner, deputado Noélio e Sargento Ailton comandam os protestos em Sobral”, município em que o Batalhão da PM foi tomado por policiais amotinados, que dispararam tiros e atingiram o senador Cid Gomes (PDT-CE) no peito, em janeiro deste ano.
O vídeo também mostra o Capitão Wagner discursando para policiais militares, em que ele diz: “Eu vou repetir o que eu falei lá em 2011: confiem em quem está aqui na frente. Porque não está aqui à toa”. Em 2011, o capitão Wagner foi o líder de um motim realizado no o 18º batalhão da PM, no bairro Antônio Bezerra, onde serviu.
A candidata do PT, Luizianne Lins, participou no sábado de uma carreata em Vila União. Lins também alega ser alvo de notícias falsas nas redes sociais, e declarou que, “nós estamos nos preparando fortemente, inclusive com aparato jurídico do PT nacional para combater as fakes news”, afirmou Luizianne no domingo.
O candidato Heitor Freire (PSL) também participou da carreata, que ocorreu nos bairros Pici e Praia do Futuro. “As carreatas são boas”. “É um momento festivo da campanha, e, ao mesmo tempo, chama a atenção da cidade para os nossos candidatos”, disse.
O candidato do PCdoB, Anízio Melo, visitou a feira do Genibaú. Junto aos candidatos a vereador do partido e trabalhadores locais, Anízio defendeu o fortalecimento do comércio local e políticas públicas de geração de renda nas periferias. “Continuamos pelos bairros de Fortaleza conversando e apresentando nossas propostas para o povo”, escreveu Melo, em suas redes sociais.
Renato Roseno, do Psol, conversou com eleitores e distribuiu material de campanha, em frente ao Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. Em uma de suas redes sociais, o candidato afirmou não ter a “força das máquinas [políticas], mas da convicção dos eleitores”, frisou o candidato do Psol.