Secretários de Educação criticam MEC por não mapear impactos da pandemia na área

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, afirmou que o Ministério da Educação (MEC) ainda não realizou o mapeamento dos impactos da pandemia da Covid-19 na educação. Segundo ele, os estados e municípios estão atuando no diagnóstico sem a coordenação da pasta. A afirmação foi feita em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. 

De acordo com Angelo, a evasão escolar e os danos ao aprendizado são os principais problemas causados pela pandemia.

No entanto, para ele, falta o adequado mapeamento desses problemas. Ainda, Angelo afirma que somente a partir do diagnóstico é possível buscar soluções para a melhoria do cenário educacional no período de retorno das aulas presenciais.

Nesse sentido, o representante do Consed lamenta que o governo federal apenas incentivou a retomada das aulas presenciais, sem realizar uma análise sobre a situação dos estudantes brasileiros após o período fora das salas de aula imposto pela pandemia.

“Mesmo se houver alguma ação deles (governo federal) que tangencie esses problemas, só pela sorte essa ação vai responder a esses problemas, porque se não foi feito um diagnóstico não tem como dar uma resposta”, diz o presidente do Consed.

Além disso, ele questiona as exigências do MEC sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). De acordo com a pasta, apenas as escolas nas quais 80% dos alunos realizam o exame terão os resultados divulgados.

“Nesse período de pandemia vai exigir 80%, a gente não tem 80% de presença hoje. O que vai significar que vamos receber um resultado tarde, se for mantida a data de divulgação, e não será por escola”, afirma o presidente do Consed.

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