Senadores do Cidadania pedem ao STF que mande instalar a CPI da Pandemia

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), engavetou o pedido de CPI. Foto: Leopoldo Silva - Agência Senado

Dois senadores do Cidadania23 entraram com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), seja obrigado a instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

O pedido de instalação da CPI, assinado por mais de 32 senadores, está sendo ignorado por Pacheco. A proposta é investigar e cobrar as omissões do governo Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus.

“Decorridos quase dois meses desde a apresentação do requerimento – e cerca de 40 (quarenta) dias após a eleição e posse do atual presidente do Senado – não houve qualquer andamento ou adoção de medida no sentido de providenciar a instauração da CPI”, afirmaram os senadores Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO) no pedido.

“Até a presente data, o requerimento sequer foi dado como lido, razão pela qual ainda não consta no sistema do Senado qualquer tramitação referente à CPI em comento”, alegaram.

Os senadores citaram a entrevista de Rodrigo Pacheco ao programa Roda Viva, da TV Cultura (SP), durante a qual disse que a CPI da Pandemia seria “contraproducente” e também alegou que o trabalho remoto poderia dificultar sua realização.

Vieira e Kajuru acreditam que existe uma “resistência pessoal” de Pacheco. “Não há qualquer justificativa plausível para a não instalação da CPI”, afirmam.

TÁBATA E HUCK

A deputada Tábata Amaral (PDT-SP) expressou seu apoio à CPI da Pandemia ao retuitar uma publicação do Movimento eu Acredito cuja postagem cobra do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-Mg), a instalação da CPI da Pandemia.

“O governante que é contra máscaras, vacinas, promove aglomerações e zomba das vítimas tem responsabilidade direta sobre a tragédia em curso no país. Até quando Bolsonaro escapará da responsabilização, @rpsenador? #CPIdaPandemiaJá”, diz a mensagem.

Em apoio, Tábata replicou a hastag CPIdaPandemiaJá.

O apresentador Luciano Huck também endossou o movimento apoiando a CPI e  reproduzindo a mensagem.

O movimento pela CPI tem ganhado apoio de movimentos sociais e entidades.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *