
Após o Dia de Mobilização Nacional dos servidores públicos federais por reajuste salarial, na última terça-feira (12), dirigentes das entidades representativas do funcionalismo, como o Fonacate (Fórum das carreiras Típicas de Estado) e a Fonasefe (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), fizeram uma mobilização no Congresso Nacional durante reunião da Comissão Mista do Orçamento que aprovou o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, na quarta-feira (13).
Os sindicalistas pressionaram os deputados e senadores presentes na reunião para que incluíssem no Orçamento recursos para a recomposição salarial dos servidores. “0% eu não aguento, quero ver o servidor no orçamento!”, bradavam os diretores das entidades.
De acordo com os diretores da Fenasefe, “todas as emendas que tratam de reajuste em salários ou auxílios foram rejeitadas” pelo relator, deputado federal Danilo Forte (União/CE).
Conforme a leitura do relatório final pelo relator, do total de 2.200 emendas sobre vários temas apresentadas, apenas 100 foram acatadas integralmente, 1.081 emendas acatadas parcialmente e 950 totalmente recusadas, entre elas todas as que tratam de salário. Diante da leitura, os dirigentes sindicais e servidores gritavam: “queremos o servidor no Orçamento!”.
Após o protesto, o relator justificou a rejeição das emendas afirmando que todas as categorias serão tratadas de forma individual – e não coletivamente – pelo governo, a partir do início de 2024. “Cada categoria será tratada por uma lei específica, conforme conversei com a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck”, afirmou o deputado.
“O que a gente cobra é a recomposição das perdas dos últimos seis anos. De 2017 a 2023, não tivemos aumento, e a perda salarial foi de 35%. Então, estamos em um ano atípico, com duas negociações. Em março tivemos 9% de reajuste, mas temos que discutir novamente. Com a inflação desse ano, a perda continua em 30%”, afirmou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, que garantiu que as mobilizações e paralisações dos servidores devem aumentar em 2024.
Como também afirmaram os dirigentes da Fenasefe: “apesar deste duro golpe, o momento não é de esmorecer. Este fim de ano será um período para que as entidades sindicais e a classe trabalhadora se reorganizem, pensando em estratégias para a construção de mobilizações, paralisações e greves para que possam reverter este cenário adverso e buscar conquistas para os servidores”.
“Precisamos construir uma greve nacional em 2024, buscando recomposição salarial e reestruturação das carreiras. Só conquista quem luta! Seguiremos mobilizados”, afirmaram os diretores da entidade.
A próxima reunião com o governo, para negociar uma proposta de reajuste para o funcionalismo em 2024, está marcada para a próxima segunda-feira (18).
O governo deu 18% para servidor do legislativo e judiciário em 3 parcelas de 6%. E por que não para servidor do executivo???? Poderia incluir 18% dividido também em 6%.
Até porque ficou faltando 5%, quarta e última parcela do último acordo(Dilma) . Adiou com Temer e congelou com o gov.seguinte.
Valorizem o voto. A única solução plausível.
Pois é Renato valorizar o nosso voto , mas não podemos esquecer que governos passados , além de não fazer a recomposição salarial , ainda queriam reduzir salários . E tivemos também outro candidato a presidente que se orgulha em dizer que foi o gestor que mais demitiu servidores públicos , tudo bem se houver motivo , mas ele falava de vangloriando da situação .
Cadê o princípio da isonomia de tratamento???? Quanto desrespeito aos servidores do Poder Executivo Federal!!!! E lá se vão 06 anos sem reajuste salarial. Trata-se de um arrocho salarial sem precedentes.
Infelizmente vivemos o pior periodo da historia republicana. Pois governo , parlamento e sociedade têm um só pensamento de que o servidor é muito bem pago e nao faz nada. No tempo da ultima ditadura militar, éramos mais respeitados do que na moderna democracia no tocante a salario.
A conta do deficit publico nao fecha é porque a cada periodo de governo há as suas preferencias de governo. As de Estado sao relegadas a um 3° plano. Nao queremos preferencias sobre as demais classes sociais mas sim, um pouco de dignidade sem termos que assumir essa gigantesca conta que só tende a aumentar por conta dos programas de governo que só enchegam até o seu umbigo.
Na vigencia da atual moeda veja se houve ganho real de salario de servidor federal dos niveis auxiliar e medio.
Com essa politica sucessiva de governo, somos fortes candidatos ao programa bolsa familia. Nao se admite nos ditos tempos modernos marcharmos rumo ao fracasso sem precedente.
O Governo Bolsonaro não deu um centavo de aumento para o executivo, o governo Lula deu reajuste de 9 por cento, como valorizar nossos votos assim.
Vergonha nacional para os deputados e senadores nada falta.
É uma palhaçada, sempre os servidores do executivo, com algumas exceções, serem preteridos de correções de seus vencimentos, para o governo bater suas metas orçamentárias.
O judiciário e legislativo sempre são beneficiados.
Lembro que da mesma forma que os poderes judiciário e legislativo, nós do executivo temos as mesmas despesas e obrigações que estes, como alimentação, saúde, vestuário, lazer, educação, cultura, entre outros e o pior temos que fazer malabarismos para nos custear e para enfrentar a inflação.
Lula, Haddad, governar assim é conveniente com suas pretensões, porém V.Sas. , ocupam cargos no executivo com boa remuneração e todo os ministros, sem falar das regalias.
Fazer cortesia com chapéu dos outros é fácil, como no caso dos servidores do executivo, não há ninguém melhor que ninguém.
Há dinheiro para tudo, inclusive para ajudar as companhias aéreas dos USA, com recursos do BNDES, entre outras ajudas a países do Mercosul.
Porquê desvincularam, anos atrás ,os aumentos do soldo dos militares do aumentos dos vencimentos dos servidores do executivo?
A cobrança e injustiças sempre chegam!
9% que foi consumido no golpe da derrubada do veto 61. Com a margem recuada o servidor não só viu sumir seu aumento. Se viu em margem negativa, endividado e refém. A completa desfaçatez dos deputados e senadores que ignoram todas as dificuldades que servidores sem aumento por anos viveram. O novo Ministério MGI usa sua régua e sua ignorância do q vivem suas bases. Sem representação política não adianta cobrar das Casas Legislativas compromisso e respeito … eles esquecem q são servidores eleitos nos intervalos das eleições. Por fim depois de 7 meses enfiam um cartão benefício para os bancos. Com margem reduzida os endividados sonham com um aumento de no mínimo 5 por cento. E o que é oferecido zero. 1. Enquanto isso legislativo e judiciário classes com certeza com maior lobby na mesma dificuldade tem 6 por cento 3 vezes. Dá muito desânimo de verdade.
Estamos passando por um período de bagunça no nosso país temos que voltar a fazer as paralisações necessárias só assim seremos atendidos
Esses deputados e senadores do congresso Nacional, são uns sem noção. São eleitos por muitos Servidores Públicos Federais. Mo encanto não os respeitam, como todo o povo brasileiro, que tbm votam neles. Eles dependem dos votos dos Servidores públicos. Nós somos concursados. Não estamos no serviço público por favores deles. Tenho vergonha de ter nascido num país onde crápulas políticos e sem vergonha na cara, tomam decisões equivocadas e desmoralizam o povo brasileiro. Minha repudia.
Nunca vi dizer que levantando bandeira se faz mudança, em um país
de corrupção, o vandalismo é crime, mais é um mau necessário pra haver mudança
Mas você já ouviu falar de alguma mudança que foi feita sem que uma bandeira (ou mais de uma) fosse levantada? Agora, quanto ao vandalismo, geralmente ele conduz ao vandalismo, ou seja, à destruição, e não à mudança.
Boa tarde na minha avaliações vejo que os nossos representantes em Brasília como a CONDSEFE incluam também que seja incorporado os vales refeicoes e transportes porque em especial aos aposentados (as) devido as idades atualmente precisam mais vezes gastarem com remédios e as despesas em casa aumenta muito então que reconhecam estas possibilidades?!….
E que os aumentos lineares venham ser os mais rápidos ,afinal a onde estão os nossos parlamentares será que foram comprados(as) estão esquecendo que as eleições estão vindo por aí OK (aumento zero não aguentamos mais)!…..
Seria bom que os servidores públicos do executivo, realizassem uma paralização geral, e nas próximas eleições os servidores do executivo fizessem campanha aberta contra esses crapulas do Centrão, pois as verbas de emendas além do fundo eleitiral estão todas garantidas no orçamento de 2024. E cadê os valores para o reajuste dos servidores do executivo? Ste6 o judiciário e legislativo estão garantidos os 18% parcelados em 3 vezes, por que não o executivo?? E lamentável. Esse lira e sua corja.
O salário mínimo aumenta e o servidor do executivo não .
Cheguei a ganhar 10 salário mínimo , hoje só ganho 4.
Esse Lira é crua do bolsomerda, é uma lástima esse centrão, são os verdadeiros larápios desse país, com verbas impositiva, verdadeiros samichugas
Realmente ,nós do antigo INAMPS hj Ministério da Saúde, somos uns verdadeiros lutadores ,trabalhamos muito com carga horária pesada e lidamos com vida .A vida de médicos ,enfermeiros e outros profissionais da Saúde ,não é fácil .Imaginem se não fossem os médicos ,enfermeiros e outros colegas da área da saúde na pandemia.Muitas vidas de profissionais da Saúde foram ceifadas . Esperamos ter um aumento tal qual o legislativo e judiciário .O SUS é uma benção para o povo brasileiro e como foi importante durante a pandemia pelo SARS Cov 2 ,todos atendidos sem privilégios e a nossa medicina é uma das melhores do mundo .
Uma baita confusão com os nomes das entidades. Revisem com suas fontes. Tem até uma sigla de entidade que não existe!
A confusão é sua. Tanto assim que você não diz onde estão os erros, nem ao menos que entidade não existe. Meramente, é vontade de provocar.
Ministério da saúde ainda existe? Porque seus servidores estão no total esquecimento, ninguém fala nada em relação à nós. O último aumento foi dado no governo Dilma, uma esmola de 43,00 reais, agora Lula deu 9% sobre o salário base que deu pouco mais de 280,00 reais. Parece piada mas não é. De 1990 até hoje foi estes os aumentos que tivemos, defasagem de 200%, é ninguém nos defende.
Que vergonha só o legislativo e judiciário tem aumento nesse país os aposentados do executivo não temos direito a nada nem aos vales alimentação e a ajuda que o governo dá no nosso plano de saúde é de 120,00 nós apoiamos Lula aqui no nordeste e o descarsso do governo é grande estamos na mal mas td passa.
Eu nem sei como pronunciar, mas estamos vivendo um martírio. Parece que somos os bandidos, sendo que bandidos mesmo são os políticos, nos enganando nos esfoliando depois de muitas e concurso, o meu marido morreu de desgosto de presenciar tanto descaso. Ao presidente e à cúpula fica o meu repúdio.
No início do ano esses senhores que dizem não vão se auto reajustar seus próprios salários de novo. Esses são os verdadeiros parasitas desse país.
Eu pensei que quem mandava era o presidente mas é o contrário. É o Congresso e os senadores do bolsonaro. Vergonha é a palavra certa.
Um absurdo não ter reajuste temos família lutamos para tirar o bolsanaro do governo e colocar o Lula a nosso favor , olhe por nós presidente e demais estamos pedindo de coração pela nossas famílias 😢
O nosso vencimento tá pior do o do estado quando aposentar fica um salário mínimo o que adiantou ser transposto não compensa salário pouco diferente do estado caiu tudo as gratificação
Sem contar que o nosso salário é inferior ao mínimo,tem que incorporar as vantagens, e ele aumenta vale refeições mais os aposentados não recebe,eu sou aposentada estou pedindo socorro
Servidores públicos civis ainda receberam,,9% e os militares praças de Suboficiais pra baixo nada receberam até hoje por causa falei da restruturação. Aumentaram a contribuição da pensão , para 12 % ,IR….Quem se deu bem foram os generais . Lei da Maldade. A base militar é que sustenta as FA
Governo terrível. Os 9 % f9ram dados porque era início de governo e o anterior ja tinha deixado no ORçamento.muitos fizeram o L e agora amargam os resultados.Governo mentiroso e perdulário.Nao terá reajuste satisfatório.até porque vai arrebentar uma crise jamais vista.
É difícil, realmente. Mas você acha que esse é o único critério para julgar o governo Lula, apenas por uma razão: porque votou no Bolsonaro – e continua apoiando esse biltre, como se ele tivesse feito alguma coisa pelos funcionários públicos.
Um técnico do judiciário já está com vencimento maior que os analistas do executivo.