
Na próxima terça (16), Glória Bomfim realiza a última apresentação da primeira edição do Noitada de Samba na UMES. O show começa às 20h, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, no Bixiga.
Considerada por Paulo César Pinheiro como “uma das vozes mais representativas do canto afro-brasileiro”, Glória promete levar toda a ancestralidade do samba para o tradicional palco de São Paulo.
Nascida em Areal no recôncavo baiano, Gloria cresceu cercada pela oralidade das histórias narradas por seus familiares e pelos batuques dos terreiros de candomblé. Logo, tornou-se Ialorixá.
Canta desde muito pequena, encantando a todos do alto de um banquinho ou de caixotes, nas festas da sua cidade e arredores. Aos 14 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e lá passou a frequentar as rodas de samba da Portela, a convite do Mestre Marçal, que animado com sua voz, deu-lhe o apelido de “Baianinha”.
Neste período, Gloria Bomfim trabalhava como cozinheira na casa de Paulo César Pinheiro, embora ainda não soubesse. A casa se inundava com o seu canto de “Viagem”, canção que a fez se apaixonar por música. Luciana Rabello e Paulo César se encantam pelos timbres diários de Gloria e apostam em sua carreira musical. Paulo compôs 14 músicas inéditas para o disco lançado em 2007 “Santo e Orixá”, o primeiro da cantora. O álbum foi reeditado por Maria Bethânia em 2011 com o nome de “Anel de Aço”.
Gloria lança seu segundo disco 8 anos depois, “Chão de Terreiro” que homenageia temas da cultura afro-brasileira. As obras de Paulo César Pinheiro encontram na voz única de Gloria uma interpretação forte, sensível e ancestral.
O projeto “Noitada de Samba na UMES” é uma realização do Centro Popular de Cultura da UMES, com apoio do Ministério da Cultura, e já recebeu nesta temporada nomes como Nei Lopes, Carlinhos Vergueiro, Moacyr Luz, Eduardo Gudin e Fabiana Cozza. Os convidados são acompanhados pelos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas), João Poleto (sopro), Koka Pereira (percussão), Maik Oliveira (bandolim), Pedro Pita (percussão) e Rafael Toledo (percussão).
SERVIÇO
Data: 16/09/2025
Horário: 20 horas
Local: Cine-Teatro Denoy de Oliveira (Bela Vista, São Paulo)
Entrada gratuita (retirada 1h antes ou reserva pelo (11) 3289-7452)