Médicos, estudantes, dirigentes de entidades da categoria e parlamentares celebraram juntos o Dia do Médico, na última quarta-feira (18), e aproveitaram a data comemorativa para lançar a Frente Parlamentar da Medicina (FPMed) durante Sessão Solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.
“Mais respeito para os médicos por parte dos governantes em todas as instâncias” e “mais politização da classe médica e valorização do trabalho do profissional da medicina e do Sistema Único de Saúde” foram as frases usadas como palavra de ordem durante a sessão realizada por iniciativa dos deputados Izalci Lucas (PSDB) e Mandetta (DEM).
“A categoria tem enfrentado muitas adversidades e é importante reconhecer o trabalho desses profissionais que se desdobram, muitas vezes sem condições de trabalho e com baixa remuneração, para promover uma saúde de qualidade à população”, afirmou o deputado Izalci Lucas, que presidiu a Sessão Solene.
O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, compôs a mesa, ao lado dos deputados, do presidente do Conselho Regional de medicina do DF, Jaime Zapata, do presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge Darze, do presidente da Federação Médica Brasília, Waldir Cardoso, e do presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, João Maurício Barretto.
Gutemberg Filho conclamou as entidades à união e chamou a atenção para a necessidade de conscientização dos médicos de que a participação na política é indispensável para a defesa dos interesses da categoria e da saúde pública brasileira. “Estamos celebrando o exercício da atividade, celebrando o cuidado com a vida e organizando a categoria para enfrentar os desafios do exercício profissional e da reconstrução das políticas públicas focadas no paciente”, afirmou.