Há seis meses, a foto de uma criança suja de poeira e sozinha foi compartilhada aos milhares por pessoas na internet, que passaram a reproduzir a “informação” de que ela estaria em uma região de conflito e perdida, em algum lugar da Síria.
Agora, dia 5, começa a circular a informação de que a menina, Sidra, está realmente na Síria, mas muito bem e em harmonia com sua família.
Quem esclareceu tudo foi o mesmo que a fotografou, Ahmad Al-Sabouni.
A foto da criança teve imensa repercussão, como mais um retrato da insuportável situação dos civis sob o “regime” sírio (nunca referido na mídia como governo).
Alertado da repercussão de sua foto, Al Sabouni publicou mais fotos que possuía da mesma criança, no seio da família.
“O nome da garota é Sidra, ela mora na cidade de Homs, que está sob o controle do governo da Síria. Todos os membros da família estão ilesos”, escreveu ao lado das fotos. Agora, os comentários, mudaram, diversas pessoas expressaram agradecimentos a Al-Sabouni por ter explicado a história de Sidra.
Entre os que se penalizaram com a informação distorcida esteve a atriz, Giovana Antonele, que, na sua conta no Instagram, adicionou à foto uma história dolorosa. “Encontrada sozinha no meio da guerra síria, mesmo assim, ao ver pessoas, ela sorri, mal ela sabe o que está acontecendo”, diz a compadecida atriz.
Como vemos, a guerra também se dá no plano midiático.