O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) divulgou uma nota de apoio ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, diante da resistência do ministro ao pacote de corte de gastos que vem sendo discutido pela equipe econômica do governo em várias áreas, incluindo o ministério que ele ocupa.
De acordo com a nota do sindicato, Carlos Lupi “tem feito todo esforço para garantir que o orçamento da instituição não sofra cortes, o que afetaria os benefícios pagos pelo INSS”.
Na nota, o Sindnapi destaca que “é contra quaisquer cortes na Previdência Social, é contra desvincular os benefícios do INSS do reajuste do salário mínimo e é contra a retirada de direitos dos aposentados e pensionistas”.
Segundo o sindicato afirma na nota, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, “Lupi deixou claro que se manterá em defesa dos aposentados e pensionistas do INSS e, caso ocorra a desvinculação dos benefícios ao reajuste do salário mínimo ou cortes no orçamento da Previdência, deixará o governo”.
“O Sindnapi reconhece o excelente trabalho realizado pelo ministro Lupi à frente do Ministério da Previdência Social e à sua luta em defesa dos direitos do aposentado. E apoia sua determinação em não aceitar cortes no orçamento da instituição”, diz o texto.