Iniciativa da Prefeitura de São Paulo e da empresa chinesa pretende produzir 3 mil unidades elétricas para a renovação da frota da cidade. Testes dos ônibus serão iniciados no ano que vem
A SPTrans e Higer Bus, fabricante chinesa de ônibus elétricos, confirmaram o início dos primeiros testes com o ônibus elétrico Azure A12BR já em 2022 e, após o processo de homologação, mais de 3 mil veículos serão incorporados à frota do município de São Paulo.
A fabricante chinesa, uma das mais promissoras construtoras de veículos elétricos do mundo, pretende dar início à produção de veículos no Brasil já a partir de 2023, após essa fase inicial de importação e testes dos primeiros ônibus.
O diretor geral da Higer Bus para América do Sul, Marcelo Barella, afirmou durante evento de lançamento da parceria que “o projeto do Brasil não é só para trazer carro importado da China, nós temos um projeto de nacionalização. Por isso nos temos aqui grandes multinacionais que já fornecem para nós na China que assumiram o compromisso de transferir essa tecnologia para o Brasil e fornecer para nós a solução em 2023”.
O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participou do evento de apresentação do Azure. Ao lado da secretária de Relações Internacionais da cidade, a ex-prefeita Marta Suplicy, ele destacou o compromisso da maior cidade da América Latina com o meio-ambiente.
Agora a cidade de São Paulo tem um plano estabelecido, o ‘Pan Clima’, com medidas e metas ousadas como, por exemplo, fazer a redução da emissão de gás de efeito estufa em 30% até 2030 e de 100% até 2050, e por exemplo, está na nossa meta, a meta número 50 que é fazer a substituição de pelo menos 20% nossa frota de ônibus para ônibus elétricos, lembrando que os ônibus elétricos não tem emissão evidentemente de gases poluentes, além de gerar uma melhor qualidade pras pessoas fazerem a sua locomoção”, disse Nunes durante o evento.
Segundo o prefeito, o objetivo é de estabelecer mais de 2 mil ônibus elétricos na frota da cidade até 2024. “Nós teremos até 2024, mais de 2 mil ônibus circulando na cidade de São Paulo e o transporte coletivo sendo realizado por ônibus elétricos, com uma qualidade e uma tecnologia importante. Esse evento aqui ele é fundamental porque quanto mais opções a gente tiver de ônibus elétricos, melhor pro mercado, você vai ter melhores condições inclusive dos valores para poder fazer a aquisição desses ônibus”, destacou.
A Higer Bus foi criada em 1998 na China e possui atualmente uma receita anual de US$ 1,5 bilhão e capacidade para produzir 35.000 veículos, sendo 30% exportados para mais de 120 países ao redor do globo.
O “Higer Azure” cujos testes na capital paulista começam já nos próximos meses, possui 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 70 passageiros. Alimentado exclusivamente por baterias, possui autonomia de 270 km com uma carga e tempo de recarga declarado de 2,5 horas para uma carga completa. O ônibus possui, ainda, piso baixo, ar-condicionado, suspensão a ar, carregadores USB e conexão à internet através de Wi-Fi.
Barella destacou a importância da parceria com a estatal dos transportes da cidade de São Paulo, a SPTrans. Segundo ele, sem tal apoio “seria impossível trazer um ônibus com as especificações do Brasil.”
“A Higer Bus se comprometeu a fazer inicialmente investimentos da ordem US$ 10 milhões junto ao C40, no Projeto Zebra, para a criação de infraestruturas de produção de modo a atender ao grande potencial deste mercado em nosso País”, explicou.
O C40 Cities é o grupo de lideranças climáticas das maiores cidades do mundo e o Zebra vem das iniciais de “Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus de Emissão Zero”, em inglês.
Segundo a Higer Bus, nesta primeira fase, os ônibus elétricos serão importados por meio da empresa de soluções de transporte limpo, TEVX Motors, criada para prestar serviços de pós-venda e de peças de reposição, além da importação propriamente dita dos veículos elétricos.
“O pacote que estamos trazendo para o Brasil é o mais avançado do mercado internacional, inclusive seguindo as tendências europeias. Ele pesa, em média, uma toneladas a menos do que é produzido no Brasil […] O nosso compromisso com o Brasil é garantir, já em 2022, 3 mil ônibus em nossa linha de montagem”, disse o diretor geral da empresa.
A empresa também pretende trazer para o Brasil uma linha de ônibus Azure para fretamento com a mesma autonomia de 270 km do modelo urbano. Além disso a expectativa é de que até o fim do primeiro semestre de 2022 cheguem ao país as primeiras vans elétricas de carga e de passageiros.
“Para o Brasil estamos trazendo o modelo Azure elétrico e também temos disponível já a hidrogênio. Seguindo os padrões da SPTrans, nós podemos oferecer ônibus de 10,5 metros, 12,2 metros, 13 metros tipo padrão, 18,7 metros articulado e o super-articulado nós acreditamos que vamos ter que aumentar a tecnologia e já trazer com hidrogênio”, disse Marcelo.
Com a chegada dos veículos elétricos, a Higer Bus iniciará a nacionalização gradual (período de 2 anos) da oferta de peças de reposição, para logo em seguida iniciar a produção local dos veículos elétricos.
“Nossos fornecedores têm fábricas instaladas no Brasil, como ZF, Dana, Valeo, Bosch, Siemens. Isso vai facilitar o acesso às peças para manutenção e baratear os custos. E até 2023 queremos utilizar os componentes fabricados aqui para terminar de montar o ônibus. Isso garante uma transferência de tecnologia importante para o País”, diz Marcelo Barella.
Os veículos possuem um pacote de telemetria e itens de segurança que comportam radar de 360°, sensor de cansaço do motorista, sensor de freio – para evitar colisões. Tanto gestores da SPTrans, quando os operadores poderão rastrear online os veículos em cada frota.
Veja o Higer Azure:
Tem de colocar sistema anti chama, porque tem muita gente que gosta de por fogo em o ônibus por motivos aleatórios.