STF atende PGR e inclui Bolsonaro no inquérito que investiga autores dos atos golpistas

Foto: Nelson Jr. - SCO - STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na noite desta sexta-feira (13) incluir Jair Bolsonaro (PL) no inquérito sobre a autoria dos atos golpistas que ocasionaram a invasão e a depredação das sedes dos 3 Poderes.

A Procuradoria-Geral da República apresentou à tarde um pedido ao STF para incluir Bolsonaro na investigação depois de receber uma representação de integrantes do Ministério Público Federal.

No documento da PGR desta sexta-feira, assinado pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, ele lembra um vídeo golpista postado e retirado depois na rede social por Jair Bolsonaro. A postagem aconteceu poucos dias depois do terror praticado pelos bolsonaristas em Brasília.

Uma horda de bolsonaristas alucinados invadiu e depredou o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional, destruindo janelas, portas, cadeiras, equipamentos e obras de arte.

O procurador diz que a veiculação da mensagem tem o poder de incitar novos atos contra os poderes da República, o que se enquadra no artigo 286 do Código Penal: incitar publicamente a prática de crime.

Essa é a primeira vez que Jair Bolsonaro é incluído oficialmente em um pedido de apuração relacionado aos atos de terrorismo protagonizados por uma minoria de bolsonaristas raivosos.

Na terça-feira (10), procuradores da República cobraram do procurador-geral, Augusto Aras, que investigasse Bolsonaro por incitação ao crime.

De acordo com eles, o ex-presidente se “engajou na disseminação de informações falsas” após o resultado da eleição presidencial – o que teria levado, em última instância, aos atos de vandalismo.

Os procuradores citam o vídeo postado por Bolsonaro numa rede social no dia 10 deste mês. A publicação, apagada horas depois, questiona o resultado da última eleição presidencial.

No texto, os procuradores afirmam que o material “parece configurar uma forma grave de incitação, dirigida a todos seus apoiadores, a crimes de dano, de tentativa de homicídio, e de tentativa violenta de abolição do estado de direito, análogos aos praticados por centenas de pessoas ao longo dos últimos meses”.

Relacionadas:

https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/pgr-pede-ao-stf-para-investigar-bolsonaro-como-autor-dos-atos-terroristas-em-brasilia/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/santos-cruz-culpa-bolsonaro-e-defende-forcas-armadas-no-episodio-do-terrorismo-no-df/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/pf-acha-na-casa-de-anderson-torres-projeto-para-bolsonaro-dar-golpe-e-mudar-resultado-da-eleicao/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/grupo-de-140-procuradores-repudia-horda-de-terroristas-que-atacou-os-tres-poderes/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/procuradores-apontam-a-moraes-organizacao-criminosa-por-tras-dos-atos-golpistas/

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *