O ex-presidente Jair Bolsonaro disse estar “alinhado” com a política de Donald Trump, que foi eleito presidente dos Estados Unidos, e publicou vídeo elogiando o bilionário Elon Musk, que integrará o governo do fascista.
“Estamos alinhados com a política desse 2° mandato de Trump. Mantivemos contato ao longo desses últimos 4 anos”, disse Bolsonaro.
Em suas redes sociais, Jair Bolsonaro publicou um texto no qual diz ter a mesma política de Trump, mas tenta justificar sua aproximação com o chamado “centrão”.
O ex-presidente, condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e declarado inelegível até 2030, citou algumas medidas de seu governo que agradam a extrema-direita, como a maior liberação de armas em seu governo.
Ele ainda perguntou se “no Brasil um presidente pode ignorar 300 deputados de partidos de centro e aprovar projetos com apenas outros 200, aí incluídos os da extrema esquerda? Nos Estados Unidos o candidato Republicano, Donald Trump, se aproximou de alguns de centro do próprio partido, outros democratas e venceu as eleições”.
Mesmo se aproximando de partidos mais ao centro e entregando o orçamento federal através do orçamento secreto, Bolsonaro foi derrotado nas urnas.
No domingo (17), o ex-presidente publicou gravações de 2022, quando esteve com o bilionário de extrema-direita Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter). Musk foi nomeado por Trump como chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental.
Elon Musk tem usado o X para ajudar os bolsonaristas a atacar a democracia no Brasil, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF). Musk ignorou decisões judiciais e chamou ministros da Corte de ditadores.
Nos vídeos, Bolsonaro elogia a “preocupação” de Elon Musk com a Amazônia. “A Amazônia é nossa e sabemos da sua importância para a humanidade”, falou para o bilionário.