Tarcísio quer instalar 37 novos pedágios nas rodovias de São Paulo até o fim do ano

Sob Tarcísio, número de pedágios se multiplica em São Paulo - Foto: Reprodução

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai encerrar o ano impondo mais 37 pedágios nas rodovias de São Paulo. A ampliação acontece em meio a uma onda de concessões à iniciativa privada que tem encarecido a vida de quem depende das estradas e reforçado a lógica da privatização de serviços públicos essenciais.

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), 16 pórticos eletrônicos entrarão em operação até dezembro em rodovias estaduais. Outros 21 serão instalados no trecho da Presidente Dutra entre São Paulo e Arujá que, apesar de ser uma rodovia federal, teve a renovação da concessão e as praças de pedágio “modernas” articuladas por Tarcísio de Freitas quando era ministro do governo Bolsonaro.

Os equipamentos fazem parte do sistema free flow, que dispensa cancelas e cobra automaticamente por meio da leitura das placas. Embora o governo insista em apresentar o modelo como avanço tecnológico, o que se vê na prática é a multiplicação de pontos de cobrança e a transferência de renda para concessionárias.

PEDÁGIOS SE ESPALHAM

A partir desta quarta-feira (1º), três pórticos começam a operar na Rodovia Raposo Tavares, na região de Sorocaba. Outros quatro devem entrar em funcionamento até o fim do ano. Também estão previstos novos pedágios na Mogi-Dutra, Mogi-Bertioga, Rio-Santos, Brigadeiro Faria Lima e no Rodoanel Norte.

Desde o ano passado, o sistema já funciona em Jaboticabal, Itápolis e no contorno sul da Rodovia dos Tamoios, em São Sebastião. A diferença agora é a escala: nunca se instalou tantos pedágios em tão pouco tempo no estado.

RESISTÊNCIA DE MORADORES

A expansão dos pedágios tem provocado resistência em várias cidades, especialmente nas regiões turísticas. No lote litoral, concedido à empresa Novo Litoral, prefeituras e entidades civis tentaram barrar na Justiça a criação de pedágios urbanos, alertando para impactos no turismo e na mobilidade local.

Em Santos, a Ouvidoria Municipal abrirá nesta quarta-feira o cadastramento para isenção do pedágio da Rio-Santos, entre Iriri e Caruara. “O benefício é restrito a quem reside na região. O objetivo é evitar que moradores locais sejam onerados pelo novo sistema de cobrança”, informou a prefeitura, destacando que a decisão final depende do governo estadual.

PRIVATIZAÇÃO E COBRANÇA

A gestão Tarcísio alega que os contratos representam modernização, com promessa de R$ 4,3 bilhões em obras. “As obras incluem duplicações, novas marginais, ciclovias, passarelas, recuperação do pavimento e reforço na sinalização, além de tecnologias que aumentam a segurança, como câmeras e bases de atendimento 24 horas”, afirma o governo.

Mas, na prática, o modelo reforça a entrega de infraestrutura pública à iniciativa privada, e a conta fica com o cidadão. A cobrança só começa após as concessionárias concluírem os investimentos previstos — o que significa novas tarifas em rodovias já pagas com dinheiro público.

Os valores definidos até agora mostram o peso no bolso: na Raposo Tavares, o pedágio de São Roque custará R$ 5,05 por sentido; em Alumínio, R$ 4,95; e em Araçoiaba, R$ 4,20.

Com o novo cronograma, São Paulo consolida sua posição como o estado com mais pedágios do país.

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Respostas de 30

  1. aê paulistas otários!! votem nesse farsante(tarcínico) de novo, ele cria pedágios(37) para financiar sua campanha numa provável reeleição, ou na pior das hipóteses , a presidencia da república.

  2. Enquanto o paulista aceitar, teremos radares, pedágios etc aos montes…
    Temos que começar uma campanha tipo: PEDÁGIO NÃO!!!
    Afinal, pagamos IPVA, que deveria ser utilizado para a manutenção das via, porém, não usam…
    Outra solução seria a extinção do IPVA!!!

  3. Renovar estradas com dinheiro público e entregar aos parceiros da iniciativa privada é uma verdadeira traição, malversação do dinheiro público, exploração, engodo. Mais taxas para frequentar certas cidades no litoral. Ninguém diz nada. Preparem seus bolsos, otários !!!

  4. Vai paulista! Vota na direita! Vai lá pobre de direita que não sabe que a direita governa PARA RICOS!
    Vota na direita. Acredita nos pastores de satanás que falam mal da esquerda. Acredita em fake news de Nokole chupetola.
    Daí vota nessa corja aí e tome privatizações, aumento de impostos, taxas, pedágios, aumento de água da sabesp privatiza por esse pastel de clamídia do Tarcísio, aumento de luz pela privatização do Bozo… vai esperto patriotário!

  5. e muito fácil derrubar um radar freeflow
    e só começa a quebrar um por um ,assim. eles desistem de ficar colocando essas porcarias nas estradas ,um absurdo tudo isso ,pedágio sobe sobe e sobe ,aqui próximo minha casa em dois anos o pedágio já subiu mais de 10 reais ,onde vamos para com isso?
    vai chegar um momento que nao vai ter como mais sair de casa com o nossos veiculo,eu sou morador de Mogi Guaçu ,para eu ir até são Paulo ,tenho um gasto de 90 reis entre ida e volta
    isso é um cúmulo

  6. só um detalhe a reportagem fala da Dutra . A Dutra é uma Rodovia Federal , não é responsabilidade do Governo Estadual.

  7. Depois quer ser presidente do Brasil como só complica a vida do povo só impostos, pedágios e radares

  8. ah fala sério né esquerdista querendo sujar a imagem do cara
    as rodovias já estão sob concessão faz tempo, e os investimentos que estão fazendo tem que se pagar de algum jeito
    ja que o pt rouba tudo la em Brasília
    a duplicação da raposo depois de Cotia, as melhorias na Dutra e inclusive a nova e mais segura serra das Araras, isso ai vocês não falam né seus baba ovo do nine

    1. Não queremos sujar o que já é mais sujo do que pau de galinheiro. Mesmo porque, seria impossível. Você, pelo jeito, não sabe a diferença entre rodovias federais e estaduais. E olhe os fatos que estão na matéria. Não é porque você é um devoto do Tarcísio – portanto, do Bolsonaro – que tem direito a ignorá-los. E lave a boca com sabão, porque não fica bem ficar xingando os outros só porque o texto não lhe agrada.

  9. Eu sinceramente, tenho a certeza absoluta, que, tem que implementar muito mais pedágios em todas as rodovias, inclusive nas vacinas de todas as cidades do interior e com preços altos, e, digo mais nas capitais do Estado de São Paulo onde nosso competentíssimo governador foi eleito, tem que instalar pedágios de bairro a bairro, isto é, você foi a outro bairro que você mora tem que cobrar pedágio é justo.

    1. Por que é justo, leitor? Isso parece a Rússia na época do czar, onde, para ir de uma cidade a outra, dentro do próprio país, o cidadão precisava de um passaporte. Ou, é pior, pois no caso do pedágio, o sujeito tem de pagar.

  10. E digo mais não é só com veículo tem que cobrar a pé ,bicicleta, a cavalo ou qualquer outra forma de locomoção com o mesmo valor, tem que pagar.

  11. O cara não é gestor! é um vendedor oficial com cargo de governador! Foi eleito! em todos estes locais onde haverá a modernidade sem emprego por conta do FreeFlwo, a maioria absoluta, votou no Tarcísio!

  12. não pensa nenhum pouco no trabalhador que depende da estrada tá brincando de por pedágio e radar
    vote Tarcísio pedágio Ou Tarcísio radar vc escolhe o que é melhor ou vote nos dois

  13. pois é assim que os meliantes desta quadrilha agem extorquindo o povo trabalhador, impondo impostos que eles mesmo não pagam, constrói estradas com o dinheiro do povo e depois repassa estas estradas para parentes tudo pra receber do jeito como se fosse uma fonte inesgotável, veja só o Mário Covas sono da CCR e isso é vitalício ele já morreu mas a família dele recebe está fraude o tempo todo

  14. pior governo de São Paulo..
    enche de radar roubar povo e pedágio..
    não ganha pra presidente saudades do Dr Paulo Maluf..
    esse cara deve ser irmão do governo do mato grosso sul …💰💰💰

  15. Tomara que não ganhe nem pra síndico mais, fdp loteando o estado e os retardados pelo Brasil seguindo o rumo.

  16. uma falta de respeito com uma população que já paga tanto imposto e pouco ,ou quase nada de retorno em benefício, mas enquanto o povo ficar brigando por esse, ou aquele politico, e não for para as rua e rodovias , eles vão sempre olhar para nós como fontes de arrecadação, e o pior que e para iniciativa privada , nunca se vio isso no estado de São Paulo, decepção total..

  17. A única coisa que esse maldito faz por São Paulo é criar pedágios. Em Bragança Paulista teremos que pagar pedágio para ir ao Shopping da cidade usando menos de 3 kilometros de rodovia. Tem cidades que até para ir a padaria é necessário o pagamento. Contas de água no Estado estão na estratosfera após a privatização. Nunca pensei que teríamos um governador pior que Paulo Maluf. Esse cancro não tem condições de ser candidato nem para vigia noturno. É um mando e desmando todos os dias. Não houve ninguém. Isso na Presidência vende até o Palácio da Alvorada. Esse traste se quer sabe que a capital é abastecida de hortifrutis pelo Cinturão Verde ,que são as cidades vizinhas a capital. Como pode baratear a feira e os mercados se para chegar uma caixa de tomates na capital se paga uma infinidade de pedágios? Esse bosta não entende nada de gestão pública

  18. eu sou direita e votei nele porém eu não sou idiota e com certeza nunca mais eu voto nele nunca mesmo só assim mudaremos alguma coisa sou morador de Itanhaém e esses pedágios farão um estrago aqui que nem a esquerda conseguiu fazer essa é a verdade cego são os da direita que irão querer defender ele a todo custo não a defesa pra essa atitude pois o IPVA quando foi criado era pra cuidar das rodovias e avenidas e hoje mudaram totalmente a finalidade deste imposto saudades do Paulo Maluf e ainda achavam que ele era ladrão o cara proibio marronzinhos e qualquer agente de trânsito municipal de aplicar multas. ninguém pagava pedágio na imigrantes e Anchieta após a 0 horas ou meia noite e ele era o ladrão saudades dele agora eu sei o que é bandido.

  19. Tem que aumentar o valor e o número de locais de cobrança, sabe né, São Paulo tem pouco. kkk. Quem vota em merda queria esperar o quê?.