Tebet se compromete a não cortar e nem contingenciar recursos para a Ciência

Candidata à Presidência, Simone Tebet (MDB). Foto: Reprodução

A senadora e candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB-MS), defendeu mais investimentos em Ciência e Tecnologia, visando a reindustrialização, e o fim do teto de gastos para essa área.

“Nós não podemos cortar e não vamos contingenciar recursos do ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse.

Nesta quinta-feira (25), Tebet participou de uma sabatina no jornal O Globo e visitou a Fundação Abrinq, em São Paulo.

Para Simone Tebet, “o Brasil precisa voltar a crescer. O Brasil não cresce sem indústria, que gera emprego e renda”.

“Nos últimos 15 anos, tivemos decréscimo da participação da indústria. Temos que investir muito em agenda de tecnologia e produtividade”, continuou.

“Garantindo ensino médio de qualidade para que o jovem esteja preparado para produzir bem e receber melhores salários. E por outro lado, garantir minimamente condições para que indústria possa produzir”, propôs a candidata durante a sabatina.

“É possível enxugar a máquina sem furar o teto, a única questão é a Ciência, Tecnologia e Inovação. Não podemos aceitar que isso seja custo, é investimento, isso é muito claro”.

Simone Tebet sinalizou que poderá tirar “o investimento em Ciência e Tecnologia” do teto de gastos, da mesma forma que foi feito com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Isso é educação, isso é futuro, isso não é gasto. Isso é investimento”, acrescentou.

Na agenda em São Paulo, apontou que o teto de gastos está “totalmente esburacado, cravejado de crateras, onde as jamantas da corrupção passam por cima para atender aos seus interesses paroquiais”.

A candidata disse que pretende implementar novos mecanismos para garantir a transparência nos gastos de seus ministros, visando acabar com o orçamento secreto, que ela chamou de “maior esquema de corrupção do planeta”.

“Transparência absoluta. Com uma caneta, a gente exige que todo ministro de estado tenha transparência e coloque no portal da transparência de onde veio o dinheiro, para onde está indo e quem que solicitou, para acabar com o orçamento secreto”.

Outro tema abordado foi o do desmatamento, crime com o qual Tebet disse que não haverá tolerância. “No meu governo, vai ser desmatamento ilegal zero da Amazônia e dos biomas brasileiros porque venho do Pantanal e sei o que está acontecendo inclusive no meu bioma. Tudo se resolve dentro da lei, com diálogo, moderação e equilíbrio”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *