“A manifestação do sábado foi relâmpago. Como se tivessem surgido do nada, corintianos fizeram uma manifestação-relâmpago pró-democracia na avenida Paulista”, descreveu o jornalista Fernando Morais
Integrantes da torcida do Corinthians fizeram uma manifestação na Avenida Paulista na tarde de sábado (09) em defesa da democracia e contra o fascismo.
O ato foi convocado com o objetivo de impedir uma manifestação a favor do coronavírus e do Bolsonaro pelos bolsonaristas malucos que aconteceria no mesmo local. Segundo o site Meu Timão, o grupo era formado em sua maioria por moradores da zona norte da capital paulista.
Segundo o jornalista Fernando Morais, em relato ao site da revista Fórum, a manifestação ocorreu de forma relâmpago. “Como se tivessem surgido do nada, cada um vindo de um lugar diferente, corintianos fizeram uma manifestação-relâmpago pró-democracia na avenida Paulista, na hora e no local em que os lunáticos apoiadores de Bolsonaro planejavam se concentrar”.
Eles carregavam uma faixa em prol da democracia com gesto imortalizado pelo jogador Sócrates. “Estávamos lá enquanto cidadãos brasileiros que avaliam o momento e têm a história da Democracia Corintiana como diretriz. É o mesmo grupo que tem se reunido para entregar marmitex e cestas básicas”, disse Danilo Pássaro, um dos líderes da manifestação ao site Meu Timão.
Sobre quebrar o isolamento social, Danilo disse que todos que foram ao ato têm ciência da medida para combater a pandemia da Covid-19, mas consideraram o momento político como um risco que pedia uma manifestação presencial.
O protesto dos bolsonaristas tinha como alvos o governador e o prefeito de São Paulo, João Doria e Bruno Covas, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e a volta ao AI-5. Além de defender a expansão acelerada do coronavírus.
A página Antifa Hooligans BR compartilhou a imagem, que foi celebrada por torcedores rivais. O grupo de corintianos carregava uma faixa “Somos Democracia”.