
Os trabalhadores do Sistema Petrobrás aprovaram uma paralisação nos dias 29 e 30 de maio, em protesto contra a falta de avanços nas negociações com a empresa sobre as reivindicações da categoria.
A greve foi anunciada após reunião entre as duas entidades representantes dos trabalhadores, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), na quarta-feira (14).
A greve dá continuidade à mobilização da categoria iniciada em março deste ano, quando os trabalhadores fizeram uma paralisação de advertência por 24 horas, na tentativa de barrar o plano que vem sendo implementado pela direção da empresa de redução de custos e de diminuição da remuneração variável dos trabalhadores (pagamento adicional ao salário, que varia de acordo com o desempenho do funcionário ou da empresa).
De acordo com comunicado das entidades, “é inaceitável que, diante de lucros recordes, os trabalhadores sigam sendo penalizados”, enquanto a Petrobrás prioriza “a farta distribuição de dividendos para os seus acionistas”.
As federações afirmam que a indignação da categoria aumentou após a fala da presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, “que, um dia após anunciar lucro líquido de R$ 35,2 bilhões no primeiro trimestre de 2025 e a distribuição de R$ 11,72 bilhões em dividendos, declarou que a empresa atravessa uma fase de cortes e austeridade”.
Além das questões econômicas e de direitos dos trabalhadores, as entidades também citam sérias preocupações com a segurança nas unidades operacionais. As federações falam em indícios de subnotificação de acidentes de trabalho e reivindicam maior rigor e transparência na gestão da segurança operacional.
Segundo as entidades, enquanto mantêm diálogo com a direção da empresa, farão uma contraproposta conjunta para ser apresentada à Petrobrás, construída pelas duas federações a partir das propostas sugeridas pelo comitê de base, composto por trabalhadores do regime administrativo.
A decisão sobre a greve ainda será submetida às assembleias dos trabalhadores nas bases da empresa nos próximos dias.