Trem-bala de carga chinês alcança 350 km/h, recorde mundial

foto principal
Os trens chineses de alta velocidade para passageiros já são os mais velozes. Agora os do setor de cargas também estão na liderança. (Imagem de CCTV)

Um trem-bala de carga com velocidade máxima de 350 quilômetros por hora foi apresentado pela China nesta quarta-feira (23), sendo o primeiro do mundo a atingir a marca. No transporte de passageiros, o trem-bala do país também é recordista, alcançando até 600 km/h.

Entregue pela fabricante chinesa CRRC Tangshan Co, o trem tem taxa de utilidade do espaço de carga de 85% e está equipado com portas de 2,9 metros de largura que garantem cargas-descargas rápidas. Com formato totalmente inovador, a locomotiva reduziu bastante a resistência ao movimento, potencializando a aceleração.

De acordo com especialistas, o trem responde às necessidades de frete rápido de média e longa distâncias entre 600 e 1500 quilômetros, ampliando ainda mais o nível da inovação independente da China em equipamentos ferroviários. Durante o projeto e a construção, se aplicaram inovações como computação em nuvem – o que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da internet, assegurando a distribuição inteligente de cargas.

Reiterando o pioneirismo do país no segmento, especialistas apontam que o trem é ainda um transporte amigo do ambiente, com seu revestimento externo utilizando uma tinta ecológica à base de água. “A adaptabilidade ambiental e a economia operacional foram amplamente melhoradas. Comparado com o transporte aéreo e rodoviário, o trem-bala de carga de alta velocidade é menos afetado por fatores ambientais e pode alcançar uma distância de 1.500 quilômetros em 5 horas”, sublinharam técnicos da empresa.

ACELERAR E INTERIORIZAR O DESENVOLVIMENTO

De acordo com o professor Yang Hao, da Universidade Jiaotong de Pequim, a expansão da cobertura ferroviária de alta velocidade representou uma melhora significativa para o crescimento sustentável, particularmente para o interior do país, contribuindo para acelerar a expansão econômica e fortalecer o desenvolvimento social.

Acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia e especialista em engenharia ferroviária, He Huawu ressaltou que, desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, em 2012, se implementou uma estratégia de desenvolvimento impulsionada pela inovação. Para Huawu, “a inovação independente e a liderança na organização de empresas, universidades e pesquisas científicas relacionadas formou um sistema de tecnologia ferroviária que combina produção, educação, pesquisa e aplicação, o que permitiu à China avançar aceleradamente rumo à liderança mundial”.

Neste mês de dezembro, o país anunciou boas novas sobre a construção de ferrovias de alta velocidade: Pequim-Xiong, Pequim-Shenzhen, Zheng-Tai. Um a um, os novos caminhos confirmam o progresso contínuo das ferrovias de alta velocidade que somarão, até o final do ano, 36 mil quilômetros dos 145 mil quilômetros do país.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *