Na tarde desta segunda-feira (8), a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou que 13 pessoas morreram de febre amarela no estado desde janeiro de 2017 até hoje. Segundo a pasta, 29 casos de pessoas com a doença já foram confirmados. Das 13 mortes, 3 foram na Grande São Paulo, sendo dois na capital e um em Guarulhos. Dentre eles, todos tiveram a doença contraída em Mairiporã.
“Os locais de infecção foram em Mairiporã e Nazaré Paulista”, informou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.
Em Mairiporã, a situação é emergencial, sendo solicitado pela prefeitura ajuda do governo do estado para enfrentar o vírus. O pedido inclui equipes especializadas que possam treinar os profissionais da região e rapidez na entrega dos resultados dos exames e nas transferências dos pacientes em estado grave. O município também necessita de mais carros e de mais profissionais de saúde.
De 13 de dezembro até hoje, a cidade teve 25 casos suspeitos, sendo que nove pessoas morreram. As mortes estão sendo investigadas e ainda não há confirmação da doença. A maior parte dos pacientes chegou ao hospital a partir de 2 de janeiro e dos 25 casos suspeitos em Mairiporã, 95% são homens entre 25 e 52 anos.
Segundo o coordenador de controle de doenças do estado, Marcos Boulos. O governo decidiu ampliar a vacinação contra a febre amarela para todo o estado no início de fevereiro.