
Com o grupo fascista no poder no Brasil, o bufão da Casa Branca acha que teria caminho livre para destruir a economia nacional em benefício dos bilionários e dos monopólios americanos
A única coisa que passa pela cabeça do atual ocupante da Casa Branca, o troglodita Donald Trump, é beneficiar as grandes empresas americanas e enriquecer ainda mais os bilionários que regaram sua campanha. Ele não pensa em outra coisa a não ser enriquecer a ele próprio e a essa gente. Para favorecer esses grupos ele ataca o mundo inteiro, chantageia, impõe sanções e tarifas e faz ameaças, como se ainda tivesse a mesma força de outrora. Trump causa problemas e prejudica a todos. Ele só age em detrimento de qualquer outro país.
SOBRETAXAS DE 50%
O Brasil é também uma de suas vítimas. O país foi atingido duramente com sobretaxas de 50% para os produtos exportados ao mercado americano e sanções absurdas contra autoridades do Poder Judiciário e do Executivo. Trump fez isso porque está de olho nas riquezas do Brasil, nas terras raras, no petróleo, no lítio, no níquel e em todos os outros ativos nacionais. Nem o nosso PIX escapou do olho gordo do bufão. Ele está inconformado porque o sistema de pagamento brasileiro é público, gratuito e eficiente e deixou para trás o Visa e Mastercard, empresas americanas que ganhavam bilhões cobrando taxas pelos serviços prestados no Brasil.
Trump acoberta os crimes da família Bolsonaro e tenta fortalecê-los exatamente porque ele acha que esse é o melhor caminho para beneficiar os grandes monopólios norte-americanos. Bolsonaro é um serviçal seu. Viabilizando Bolsonaro, ele acha que poderá mais facilmente humilhar e esfolar o Brasil. A única coisa que Trump quer é ampliar o roubo às nossas riquezas e prejudicar o crescimento da economia brasileira. Por isso, e não por outro motivo, ele apoia Jair Bolsonaro.
O atual chefe da Casa Branca não admite que um país como o Brasil cresça e esteja fazendo concorrência aos Estados Unidos no comércio da América do Sul e do mundo. Ele sabe muito bem que Jair Bolsonaro, diferentemente do atual governo, facilitaria muito a humilhação do Brasil e permitiria que seus amigos bilionários se dessem muito bem por aqui em prejuízo das empresas brasileiras.
SUBMISSÃO TOTAL
Mais do que isso. A família Bolsonaro representa a submissão total do Brasil aos interesses dos EUA. Eles farão o que Trump quiser e ordenar. A família Bolsonaro é o que há de mais corrupto, servil e reacionário dentro do país. Para Trump, enfraquecer Lula e se homiziar com Bolsonaro e seu bando facilitaria muito o acesso dele às riquezas e aos recursos do país.
Ele sabe muito bem que bajuladores como o chefe dos golpistas, assim como seus seguidores nos estados, ou mesmo o seu filho, Eduardo Bolsonaro, que mora nos EUA, são exatamente o tipo de serviçais que eles precisam dentro do Brasil.

É importante levar em conta que é por isso que Trump ataca o atual governo. Não é por nenhum problema do governo Lula ou de sua equipe. É que o Brasil resiste e o chefe da Casa Branca não admite que o país resista. Simples assim. Trump não quer que o Brasil seja soberano. Ele não quer que o Brasil se transforme num país desenvolvido, forte e com uma pauta vigorosa de exportações. O bufão da Casa Branca quer impedir que o Brasil tenha uma economia moderna e potente e que atrapalhe os negócios americanos. Ele só pensa em proteger e beneficiar as mastodônticas e decadentes empresas americanas.
É por isso que ele apoia Bolsonaro. Porque com Bolsonaro e seu grupo ele conseguiria bloquear o desenvolvimento brasileiro. É por isso que ele está chantageando a Justiça brasileira pela impunidade dos golpistas e demais criminosos. É para prejudicar o Brasil e defender seus interesses mesquinhos dentro do país. O Brasil não pode e não deve cair nessa armadilha.
GOLPISTAS EM JULGAMENTO
É uma completa falácia a versão de que as sanções e tarifas impostas ao Brasil são culpa do governo Lula. De que elas são fruto de uma fantasiosa perseguição política que estaria ocorrendo no Brasil. Não há perseguição alguma. Os criminosos que tentaram dar um golpe de Estado e que pretendiam assassinar o presidente Lula, o seu vice, Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não estão sendo perseguidos. Eles estão sendo julgados normalmente pela Justiça brasileira, com todos os direitos ao contraditório e ao amplo direito de defesa.
Trump não defende liberdade de espécie alguma, a não ser a liberdade de exploração e do roubo. Ele quer Bolsonaro e os demais golpistas porque eles são traidores da pátria e fariam tudo o que o governo americano mandar. O pretexto da tal “caça às bruxas” é uma mentira deslavada. Eles querem é roubar o Brasil. Com um regime que tenha Bolsonaro à frente do país isso estaria garantido. A conversa de que estariam sendo desrespeitados os direitos humanos no Brasil é só um pretexto qualquer.
São tão ridículas as acusações de Trump sobre uma suposta “falta de direitos humanos” que, enquanto ele inventa essas mentiras contra o Brasil, a Casa Branca aplaude entusiasticamente e apoia a ação criminosa da ditadura israelense, que está dizimando a população palestina na Faixa de Gaza. E o cinismo é tão evidente que não é só apoio, é suprimento com armas, dinheiro e prestígio. Isso sem falar a ditadura que ele próprio, Trump, está implantando dentro dos EUA. Basta protestar contra o genocídio em Gaza em qualquer universidade americana para ver o que acontece.
Outra estupidez alardeada por serviçais de Trump é que as tarifas foram impostas ao país porque o Brasil faz parte do BRICS (grupo dos principais países do Sul Global). E que o grupo seria hostil aos EUA.
BRICS NÃO É HOSTIL A NINGUÉM
O BRICS não é hostil a ninguém, muito menos aos EUA. É exatamente o contrário. O que o BRICS faz e pretende é fortalecer uma maior cooperação entre todos os países do mundo. Eles querem um comércio mais justo e menos desigual. O BRICS não é hostil a ninguém. Não é por acaso que o BRICS já responde por metade da população do mundo e por 40% do PIB do planeta. E, também, não é por acaso que quarenta países já está pedindo ingresso no BRICS.
O que incomoda o governo dos EUA não é uma suposta e fantasiosa provocação do BRICS. É na verdade o seu próprio declínio econômico. Os Estados Unidos se desindustrializaram e estão em decadência. Não produzem quase nada a não ser armas. O Brasil tem expandido o seu mercado externo e está se beneficiando muito de sua participação no grupo dos países do Sul Global. Em suma. O Brasil só tem a crescer com o fortalecimento do BRICS.
O governo brasileiro e dos demais integrantes do BRICS sempre respeitaram o multilateralismo e querem que todos o respeitem. O BRICS quer fortalecer o multilateralismo e é um grande caminho para o progresso brasileiro e dos demais países do mundo. O grupo abre relações econômicas vantajosas do Brasil com muitos países de todos os continentes.
BOLSONARISMO É CONTRA O BRASIL
O bolsonarismo é o contrário de tudo isso. Ele quer que o Brasil seja apenas como um mero apêndice dos EUA. O bolsonarismo representa a submissão e a rendição do país à arrogância de Trump. O bolsonarismo significa o isolamento e a humilhação do Brasil. Significa beneficiar os bilionários americanos em prejuízo das empresas brasileiras. Ou seja, eles significam uma gente que quer impedir o crescimento da economia nacional.
Mas, a vida está mostrando que quanto mais serviçal é um país diante de Trump mais ele o explora e o humilha. Ele não respeita ninguém. Só quer saber de se dar bem. Aliás, é ele próprio que diz isso. Não há a menor preocupação com problemas sociais. Isso para ele é, como um velho ex-presidente, um caso de polícia. Trump só recua quando seu contendor o enfrenta, como está sendo o caso do presidente da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, que obrigaram-no a negociar. A Europa, por seu turno, se humilhou e saiu altamente prejudicada. O governo brasileiro tem agido bem em resistir às chantagens de Trump. O Brasil pode de deve aproveitar essa situação para se fortalecer e livrar-se definitivamente da exploração americana.
SÉRGIO CRUZ