
Milhares de brasileiros estão comentando nas publicações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, nas redes sociais e rechaçando sua tentativa de intervir na política e na Justiça do Brasil a partir de taxações.
Acossado com a enxurrada de mensagens, Trump chegou a restringir os comentários em suas postagens. Mas não deu certo. E eles foram liberados novamente, e os brasileiros voltaram a inundar a seção com críticas à tarifa.
Desde quarta-feira (9), quando Trump anunciou 50% de taxas para todos os produtos brasileiros no mercado dos EUA, os brasileiros estão comentando suas fotos e vídeos no Instagram com mensagens defendendo a soberania do Brasil.
Poucos minutos após publicar um vídeo, na sexta (11), já era possível encontrar comentários como “Brasil é independente, não nos curvaremos”, com mais de cem curtidas.
Outras mensagens, todas com apoio de brasileiros, dizem: “Deixe o Brasil em paz” ou mesmo “Bolsonaro preso, Brasil soberano”. Um usuário comentou que Donald Trump “só acelerou a prisão do mito”.
Alguns brasileiros também brincaram que “em terra de Zé Carioca, Pato Donald não se cria”.
Já os bolsonaristas estão fazendo comentários favoráveis às taxas e à intervenção dos EUA no Brasil. Eles pedem a Trump que “salve o Brasil”.
Essa diferença na postura frente às taxas de Trump contra os produtos brasileiros também apareceu entre Lula e Bolsonaro.
Lula disse que é “inaceitável” a pressão feita por Trump para livrar Jair Bolsonaro de seu julgamento por tentativa de golpe de Estado. O processo está em sua fase de alegações finais – a última antes do julgamento.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que os Poderes do Brasil devem aceitar os pedidos de Trump “com urgência”. Bolsonaro e seus seguidores dizem que a única saída para as taxas de Trump é uma “anistia ampla, geral e irrestrita”.