
Americanos são sangrados em 3,3 bilhões de dólares por dia pelos serviço da dívida
HUGO DIONÍSIO (*)
O serviço da dívida norte-americana sob o reinado de Donald Trump já chegou aos 3,3 mil milhões (3,3 bilhões) de dólares/dia. Os EUA já não conseguem sobreviver sem o vício da dívida, transformando-se numa economia Zumbi.
O homem que havia sido eleito para resolver o problema da dívida, não apenas acelera o nível de endividamento, como aprovou recentemente “Uma grande e maravilhosa proposta de Lei”, que acrescentará 3,3 trilhões de dólares à divida dos EUA (mais de 17 trilhões de reais) nos próximos 10 anos.

Percebe-se a pretensão de ataque aos BRICS – como sucedeu com o Irã -, uma vez que estas são as nações que estão, por via de um lento mas substancial processo de desdolarização, a afastar fluxos do “almoços grátis”, que antes circulavam para o orçamento dos EUA.
O que está em causa é a continuidade de um sistema em que os EUA, por controlarem a arquitetura financeira do planeta, transformam em dinheiro fácil todos os fluxos comerciais do planeta. Sem independência, a UE será o alimento preferido deste Zumbi.
(*) Advogado e analista editor de site E Factual