Esta é a primeira vez que o país africano, que já foi colônia francesa, derrota a seleção europeia
Nesta quarta-feira (30), a Tunísia derrotou a França, atual campeã do mundo, por 1 a 0. O duelo ocorreu no Estádio da Cidade da Educação, no Catar. As equipes se enfrentaram na última rodada do Grupo D da Copa do Mundo. Khazri marcou o único gol da partida.
Apesar do resultado, a França se classificou em 1º lugar do grupo por saldo de gols. Com a vitória diante da Dinamarca, a Austrália conquistou a segunda vaga. A Tunísia precisava vencer por seis gols de diferença e que a Austrália empatasse. Assim, a equipe terminou em terceiro e é mais uma seleção a se despedir do torneio.
A Tunísia iniciou segurando a posse de bola e pressionando no ataque. Slimane construiu jogadas pela esquerda e deu trabalho para a marcação francesa. Aos 11, Ghandri balançou as redes, mas a arbitragem marcou impedimento. Melhor na troca de passes, o time se impôs diante da França, que entrou em campo com boa parte do time reserva.
As maiores chances dos franceses vieram dos pés de Coman, que chutou mal e desperdiçou as chances de abrir o placar. Bastante acionado, Khazri levou perigo ao gol adversário várias vezes, mas não conseguiu ter sucesso. Assim o 1º tempo terminou em 0 a 0.
Na volta do intervalo, as duas equipes brigaram bastante pela bola. Laidouni quase ampliou o placar aos 6 minutos, mas mandou para fora. Aos 12, os tunisianos abriram o placar. Após troca de passes no meio do campo, Khazri recebeu na intermediária, avançou com velocidade, ajeitou a bola e mandou para o fundo da rede.
Com vantagem, a Tunísia se fechou mais e viu a ofensiva do time francês com a entrada de Mbappé, Dembelé e Griezmann.
O meia francês chegou a empatar o jogo aos 52, mas o VAR marcou impedimento. A Tunísia ainda tentou ampliar o marcador, mas o resultado ficou em 1 a 0.
AUSTRÁLIA X DINAMARCA
No outro jogo da chave, a Austrália venceu a Dinamarca por 1 a 0, no Al Janoub Stadium. Leckie marcou o único gol da partida. Com a vitória, a Austrália garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial. De quebra, eliminou os dinamarqueses, tido como favorito no grupo antes do início da Copa do Mundo.
A Dinamarca iniciou o confronto pressionando a Austrália. A equipe de Kasper Hjulmand necessitava da vitória para avançar ao mata-mata da Copa do Mundo do Catar. Apesar de ter a posse da bola, o time dinamarquês enfrentou dificuldades para furar o bloqueio australiano no setor defensivo. A melhor oportunidade veio com Jansen, aos 11 minutos, após receber de Braithwaite e finalizar para a defesa de Ryan.
Os dinamarqueses concentravam as jogadas nas laterais do campo, com Mæhle na esquerda e Olsen na direita, mas também não conseguiam chegar ao gol.
A Austrália, por sua vez, adotou postura defensiva e esperava os erros da Dinamarca para contra-atacar. A equipe, porém, não teve força ofensiva para chegar ao gol de Schmeichel. McGree e Duke arriscaram de fora da área, mas não conseguiram balançar as redes.
A equipe dinamarquesa seguiu com dificuldade para criar oportunidades. As jogadas ficavam concentradas em Eriksen e Olsen, mas os atletas não obtiveram sucesso.
A equipe de Graham Arnold encerrou a fase de grupos na vice-liderança do Grupo D, com seis pontos. A França, também com seis pontos, mas com saldo de gols superior, liderou. As equipes esperam os confrontos do grupo C para saber seus adversários.