“E na área da Saúde, nós temos o SUS que garante escala para a nossa indústria”, apontou o chefe do Executivo na inauguração da fábrica de insulina em Minas Gerais
O presidente Lula afirmou, durante visita à planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais, que o Brasil tem tudo para crescer e fortalecer a produção industrial. “E na área da Saúde, nós temos o SUS que garante escala para a nossa indústria”, apontou o chefe do executivo.
“O Brasil é um dos únicos países que, com o SUS, tem o poder de dar escala a qualquer empreendimento de saúde”, destacou o presidente. “Um país soberano precisa de uma indústria nacional forte”, acrescentou Lula, acrescentando que “o Brasil tem que produzir aquilo que falta para esse país”.
A fábrica de insulina foi construída com o objetivo de proporcionar ao Brasil independência produtiva de medicamentos de alta tecnologia, como análogos de insulina e outros medicamentos biológicos. É uma empresa pioneira no Brasil em biotecnologia farmacêutica. Em quase duas décadas, ela já produziu mais de 20 patentes registradas e relevante experiência internacional.
Lula destacou que a inauguração da fábrica da Biomm em Minas Gerais representa a retomada na produção de insulina no Brasil. “Hoje celebramos a retomada da produção de insulina no Brasil. E eu tive o prazer de visitar a fábrica da Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais, para celebrar mais essa conquista do nosso país”, prosseguiu Lula. “Muita gente vai se beneficiar da produção nacional de insulina”, lembrou.
Lula se emocionou ao falar de sua bisneta que é diabética tipo 1 e precisa de insulina. “Ela vai agradecer por essa inauguração da Biomm, em Nova Lima. A minha bisneta tem 7 anos e vive com diabetes tipo 1. Ela se se soma às milhares de pessoas que vivem com essa condição no Brasil e que precisam de insulina”, prosseguiu.
Lula também fez fortes críticas ao seu antecessor, Jair Bolsonaro, pelos bilhões de reais jogados fora na tentativa de sua reeleição. “Nós ganhamos e tivemos que recuperar a economia desse país. Mas eu não quero recuperar um Brasil para os mesmos. Não dá para os países crescerem e os mesmos que já vivem bem”, disse Lula.
“Tem uma turma que não precisa do governo. Tem uma parte da sociedade que se o governo não encher o saco está tudo bem. Mas tem uma parte que sem o Estado não funciona, e o papel do Estado é tentar alavancar as oportunidades que as pessoas precisam”, completou.