No último sábado (28) foi realizada na sede da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), a Mostra Geraldo Filme – da Barra Funda à Saracura, que contou com a presença de Osvaldinho da Cuíca, Candinho, Cida Urbano e Niltes Lopes da Vai-Vai.
A mostra foi iniciada as 19h00, com uma exposição fotográfica contando a trajetória do sambista. Às 20h00 começou a exibição do filme Geraldo Filme – crioulo cantando samba era coisa feia do CPC-UMES. Simultaneamente estava sendo projetado na parte externa do prédio o programa Ensaio da TV Cultura. Ainda junto à exposição, ocorreu uma colagem de lambe-lambes com trechos das músicas do artista.
Para a diretora de Cultura da UMES, Keila Pereira, a mostra representa “aquilo que é a essência do Centro Popular de Cultura, levar ao público o que realmente é a cultura popular, feita de gente do povo para o povo. Isso era o Geraldo.”
Era comum em Geraldo, registrar em suas músicas seu orgulho de ser sambista e negro. Por ser considerado um militante da causa negra estavam presentes Cleide Almeida e Marilza de Carvalho, ambas do CNAB (Congresso Nacional Afro-Brasileiro).