Agência Europeia para a Segurança da Aviação suspendeu nesta terça-feira (12) pouso, decolagem e sobrevoo de aviões 737 MAX 8 na União Europeia(UE). Alemanha, Reino Unido e França já haviam decidido suspender o uso do modelo que caiu na Etiópia no domingo. A medida, tomada por “precaução”, diz respeito a todo o espaço aéreo da UE e começou a valer a partir das 19h (16h em Brasília), também atingindo os voos com o Boeing 737 MAX 9.
A mesma iniciativa já tinha sido adotada no dia anterior por Austrália, China, Indonésia, Malásia, Irlanda, Itália, Canadá, Omã e Singapura. No Brasil, a Gol, única companhia aérea a usar o Boeing 737 MAX 8, suspendeu a utilização do avião. A Aerolineas Argentinas também se somou ao movimento por segurança, depois que a Associação dos Pilotos de Linhas Aéreas (APLA) determinou que seus associados não voassem nesses Boeing.
A crise da Boeing se agravou ainda mais após o acidente do seu modelo 737 MAX 8, que matou 157 pessoas no último domingo na Etiópia. Inúmeros países não só impediram os aviões da companhia norte americana de levantar voo, como até mesmo de utilizar o seu espaço aéreo, “por questão de segurança”. Não são só os aviões da Boeing que estão caindo, as ações da empresa também estão despencando: despencaram 5,33% na segunda e mais 6,15% nesta terça-feira.
No final de outubro do ano passado, 189 passageiros morreram em um voo da Indonésia Lion Air, em situação idêntica, logo após a decolagem. O desastre na Etiópia no domingo é o segundo que envolve um modelo com menos de dois anos de lançamento que cai duas vezes.
“Dada a falta de informações confiáveis sobre a dinâmica do acidente da Ethiopian Airlines e o acidente anterior na Indonésia, a Autoridade Nacional de Aviação Civil ordena como precaução o fechamento do espaço aéreo italiano para todos os voos feitos com este tipo de dispositivos”, afirmou um comunicado.
“A segurança é primordial. Até que se tenham dissipado todas as dúvidas, ordenei que o espaço aéreo alemão seja fechado aos Boeing 737 Max a partir de agora”, anunciou o ministro de Transportes alemão Andreas Scheuer.
“PROJETO ULTRAPASSADO”
Na avaliação do presidente da Associação dos Investidores Minoritários do Brasil (Abradin), Aurélio Valporto, “a verdade é que o departamento de projetos da Boeing está velho e ultrapassado, seus projetos não têm condições tecnológicas de concorrer com as novas versões do A320 (produzidos pela Airbus).
O presidente da Abradin alerta ainda para os sérios problemas do Boeing 737-MAX 8, a quarta geração da família 737, “que resultaram não somente numa turbina menos eficiente por conta de problemas de projeto no trem de pouso, mas, aparentemente, problemas eletrônicos e de projeto graves que resultaram em acidentes fatais que resultaram na morte de todos os ocupantes”.
Apesar de dizer que a aeronave norte-americana é segura para voar, a Agência Federal de Aviação (FAA) dos EUA vai determinar que a Boeing faça modificações nos modelos 737 MAX 8 e 737 Max 9, além de atualizações nos treinamentos e manuais até abril de 2019.