
“Aos 100 anos do nascimento de João Goulart, por todos os amigos chamado carinhosamente de Jango, um dos presidentes brasileiros que mais trabalhou em favor dos interesses do povo, deposto pelo golpe militar de 1964, ao qual se seguiu a instalação de uma ditadura, torna a apresentação do filme dirigido pelo grande documentarista Silvio Tendler, extremamente oportuna para que a verdade de nossa história seja clara e verdadeiramente conhecida e para que infelicidades similares não se repitam”, afirma o Cineclube Outubro que promove a exibição do filme “Jango” no auditório da Unicamp na próxima quinta-feira, dia 9.
O documentário, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, atingiu meio milhão de espectadores, sendo o mais assistido até hoje no país.
À exibição se seguirá um debate com a participação especial do seu filho, João Vicente Goulart, autor do livro Jango e Eu, memórias de um exílio sem volta, que relata sua história no exílio a que foi forçado junto com seus pais e irmã – em meio à infância até a idade adulta – pela perseguição ditatorial da qual sua família foi atingida.
João Vicente, que externará sua visão sobre a contribuição de Jango ao Brasil e sobre o período ditatorial que se seguiu a sua deposição.
Ao final dos debates, João Vicente estará autografando seu livro no mesmo auditório.
Ele também estará, no mesmo dia 9, durante o dia, atendendo a uma recepção especial do presidente da Câmara Municipal de Campinas, Marcos Bernardelli e participando de um encontro com o reitor da Unicamp, o físico Marcelo Knobel.
O evento de iniciativa do Cineclube Outubro, tem o apoio de Fundação Grabois; ADUNICAMP; SINPRO; APROPUCC; STU e APEOESP
Programação:
17h – Filme
19h – Debate
20h – Lançamento do Livro e autógrafo
Filme – Jango – Como, Quando e Porque se depõe um presidente
Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Maurício Dias e Silvio Tendler
Trilha Sonora: Milton Nascimento e Wagner Tiso
Elenco: Narração de José Wilker
Participações: João Goulart e Juscelino Kubitschek (imagens de arquivo), Leonel Brizola, Frei Beto e outros
Ano: 1984 –Duração: 1h57
Prêmios: Troféu Margarida de Prata, da CNBB (1984); Prêmio especial do júri, prêmio do público e de melhor trilha-sonora do Festival de Gramado (1984); Prêmio especial do júri no Festival de Havana (1984)