Capacidade da URSS ficou demonstrada com a vitória sobre o nazismo, com a Europa já toda dominada, e na capacidade de rápida reconstrução no pós-guerra, apontou o presidente do Partido Comunista da Federação da Rússia, Gennady Zyuganov
É graças às “conquistas da União Soviética que o nosso país existe e temos um brilhante futuro”, destacou Gennady Zyuganov, presidente do Partido Comunista da Federação da Rússia e líder do PCFR na Duma, o parlamento russo, no encontro de celebração do centenário a fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), nesta sexta-feira, 30.
Precedido por uma vibrante apresentação do coral do Exército Vermelho entoando o hino da URSS, Zyuganov historiou as conquistas alcançadas com a sua construção e as vitórias contra o invasor nazista e ainda a veloz reconstrução no pós-guerra.
O líder do PC da Rússia elencou as “maiores conquistas” alcançadas pela União Soviética, filha das ideias de Lenin, do Grande Outubro e do poder dos trabalhadores organizados, o Poder Soviético.
Foi graças à URSS, destacou Zyuganov, é que se forjou “uma nação com base nos princípios do trabalho, justiça, direitos humanos, ciência de classe e amizade fraterna”.
Segue a íntegra do pronunciamento de Zyuganov:
Caros camaradas, amigos e compatriotas!
Neste lindo auditório celebramos o centésimo aniversário de fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Em me congratulo com todos vocês nesta magnífica e grandiosa data: o aniversário do nascimento da Pátria Soviética!
A União Soviética foi forjada por Lenin, pelo Grande Outubro e pelo poder soviético.
A União Soviética alcançou cinco maiores conquistas.
E unicamente por causa destas conquistas é que o nosso país existe e temos um brilhante futuro.
Das cinco conquistas, vejamos a primeira:
A União Soviética salvou e restaurou a condição de Estado de Rússia. Pode-se dizer que o poder soviético salvou nossa história.
O desgraçado governo imperial tzarista arrastou o país para a Primeira Guerra Mundial em busca do dinheiro de Londres, Paris e Nova Iorque.
Não havia absolutamente qualquer senso em tomar parte naquela guerra.
E o império russo pereceu, junto com outros impérios, por conta desta guerra. O país se decompôs em vinte pedaços.
E somente através da ideia de Lenin foi possível forjar o país com base nos princípios do trabalho, justiça, direitos humanos, ciência de classe e amizade fraterna. Isso permitiu que os povos de nosso país se juntassem e, como uma fênix, pavimentar com confiança o rumo adiante.
A segunda conquista do poder soviético foi a da criação. Até mesmo em meados do Século XX não tínhamos produzido um único trator, carro o avião.
No entanto, nos encontramos no ano de 1941 com as melhores máquinas, os melhores soldados, os melhores comandantes, o melhor equipamento industrial e conquistamos uma vitória total.
Stalin, em 1931, quando a praga fascista começou a se avultar sobre a Europa, disse aos dirigentes durante a realização dos primeiros planos quinquenais: “Muitas vezes na história fomos derrotados pelo atraso”.
“Nações da Europa se industrializaram em 100 anos. Temos que fazer isso em 10. Ou nós o fazemos ou seremos esmagados”.
Por causa do atraso fomos batidos pelos beys turcos, pelos kans mongóis, pelos japoneses e pelos poloneses. E também os burgueses da França e da Inglaterra nos bateram devido a nosso atraso – tínhamos que construir nove mil fábricas, e nós criamos, uma economia única, uma ciência brilhante e maquinário de ponta.
Quando os generais alemães detidos foram questionados sobre sua derrota na guerra, eles disseram: “Nós sabíamos quantos tanques e aviões vocês possuíam, mas não tínhamos ideia de que o professor de vocês tivesse, em 10 anos, preparado tão bravos soldados e comandantes”.
“Perdemos a guerra”, prosseguiam, “para o professor soviético, o engenheiro soviético, a ciência soviética e o sistema soviético”.
O sistema soviético se sobrepôs ao sistema nazista, que sob suas botas controlava todos os portos europeus, o ferro, as fábricas e ainda assim, aqui, no Leste, nós o esmagamos em Moscou, Stalingrado, e finalmente quebramos o jugo fascista.
A terceira conquista foi sua humanidade.
Pela primeira vez na história, sob as cinzas da guerra o mundo ouviu Lenin chamar à paz sem “anexações ou indenizações”.
Ninguém antes propôs uma solução tão correta e justa a questões de guerra e paz.
O que deve ser dito é que Lenin não apenas deu paz, deu educação gratuita, saúde gratuita e as mulheres tiveram o pagamento completo pela licença maternidade e o direito de manter seguro seu trabalho enquanto cuidavam de seus filhos.
Resolvemos o problema do analfabetismo em massa, demos a todos saúde e moradia.
Nisso tudo, todos pode ver o genuíno e o humano do grande poder soviético.
Aprendam – os que estão no [partido] Rússia Unida, assim como outros líderes – com o sistema soviético e então poderemos nos mover adiante.
Outra conquista do poder soviético foi que, depois da guerra, tínhamos 1.700 cidades destruídas e dezenas de milhares de aldeias destruídas e, em apenas cinco anos, restauramos tudo.
Durante a Feira Mundial de Bruxelas de 1958, o mundo ficou em espanto quando o pavilhão soviético, ao apresentar a primeira planta de uma usina nuclear, mostrando uma utilização pacífica da energia atômica, também se impressionaram com a colheitadeira automática, produzida por grandes engenheiros e trabalhadores. Vinham, curiosos, ver um modelo do Sputinik, o primeiro satélite artificial e o nosso carro Volga, então premiado como o melhor carro do mundo.
Aprendam, engenheiros e especialistas, do poder soviético, como competir nos mercados mundiais e nas feiras internacionais e nós teremos sucesso.
Outra conquista foi na construção de foguetes e em viagens espaciais.
Quando o grande cosmonauta russo soviético voou para o espaço com seu sorriso icônico, os americanos ficaram em estado de choque e enviaram uma enorme comissão para nós tentando descobriu como foi possível. Eles encontraram o fato de estarem para trás na educação primária e na superior.
Então decidiram elevar em dez vezes o orçamento para ciência e educação e hoje eles compram os cérebros do mundo inteiro.
Portanto, nós atingimos a paridade em meros 12 anos: Quando Nixon foi a Moscou em 1972, ele foi o primeiro a chamar a União Soviética de superpotência. Ele disse: “Nós respeitamos o esperto e forte e estamos prontos a negociar com ele”.
E então o primeiro documento limitando os testes nucleares e os arsenais nucleares foram assinados.
Estas cinco conquistas são as que hoje asseguram a navegação da Federação da Rússia.
Não é por nada que nossa equipe tem carinho e celebra estas conquistas hoje pelo Grande Outubro, pelo Exército Vermelho, pelo Komsomol [organização da juventude comunista], pelos Pioneiros Vermelhos [grupo de escoteiros fundado na União Soviética].
São estas conquistas que nos permitem o esforço de ir em frente rumo ao melhor que aconteceu em nossa longa e milenar história.
Éramos os mais fortes, os mais desenvolvidos, os mais bem-sucedidos, os mais vitoriosos e os mais avançados no espaço sob a URSS.
As conquistas soviéticas eram os exemplos mais brilhantes a serem considerados pelos líderes, políticos e dirigentes do mundo moderno.
A China seguiu e continuou a atuar com base nestas experiências. A seguiu e com base nela continuou. 156 das primeiras empresas da China foram construídas pela União Soviética.
Agradecemos aos amigos chineses que abordaram essa trajetória e provaram o quão bem-sucedido é na solução dos problemas do mundo: 800 milhões de pessoas foram elevadas para fora da pobreza, eles se tornaram uma potência espacial, campeões olímpicos, a um ritmo rápido nos últimos 30 anos.
Tomemos estes dois poderes – um soviético, um chinês e podem ver como foram liderados por seus partidos – onde o povo teve o poder. Com o povo decidindo no terreno político, onde a política é a ciência do bem-estar humano, em especial para as mulheres, as crianças e os idosos.
Nossa equipe preparou um programa de atualizações constitucionais; 15 moções que permitirão às pessoas trabalharem, umas pelas outras, e não para um punhado de oligarcas.
Nossa equipe preparou um programa de 21 passos com base na experiência única do papel da economia nas empresas do povo – vamos agradecer a eles; vamos agradecer a Grudinin, Kazankov, Subakorov, eles mostram exemplares trabalho e solidariedade socialistas.
Nossa equipe preparou tudo o necessário para um salto adiante. Quero agradecer aos deputados, ativistas de partido, aliados, amigos e todas as 56 organizações que estão aqui hoje nesta união patriótica de esquerda em favor dos ideais do grande país soviético.
Por nossa causa justa! Consideramos como nossa palavra de ordem principal “Por uma Pátria forte, justa e socialista, pela URSS!”
Adiante rumo a novas vitórias!