Vaticano doa papamóvel de Francisco para servir de clínica a crianças vítimas de Israel em Gaza

Iniciativa foi abençoada antes da sua morte e confiada aos cristãos da organização Caritas (AFP)

“Isto não é apenas um veículo: é uma mensagem de compaixão, dignidade e esperança”, declarou o cardeal Anders Arborelius, em cerimônia ocorrida em Belém, na Cisjordânia ocupada

Um veículo usado pelo falecido Papa Francisco durante uma visita a Belém há mais de uma década foi transformado em clínica móvel de saúde para fornecer atendimento a crianças palestinas na Faixa de Gaza. O papamóvel contará com inúmeros utensílios médicos, como testes rápidos, kits de sutura, seringas, suprimentos de oxigênio, vacinas e uma pequena geladeira para armazenar medicamentos, podendo atender 200 consultas por dia.

A iniciativa foi abençoada por Francisco antes de sua morte, em abril, e confiada à organização católica Caritas Jerusalém, que dá assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade, supervisionou o projeto de conversão do veículo apresentado na última terça-feira (25).

Rebatizado de “Veículo da Esperança“, o papamóvel foi abençoado pelo cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, em uma cerimônia que ocorreu em Belém, na Cisjordânia ocupada, próximo à Igreja da Natividade e à Praça da Manjedoura. “O Veículo da Esperança está pronto para sua nova missão. Queremos que cada criança que alcançarmos se sinta vista, ouvida e protegida. Os direitos e o bem-estar da criança vêm em primeiro lugar”, declarou o cardeal, lembrando que “este veículo é um testemunho: o mundo não esqueceu as crianças de Gaza. Isto não é apenas um veículo: é uma mensagem de compaixão, dignidade e esperança”.

Desde 2023, Francisco expressou seu desejo por um cessar-fogo no território palestino. Falando com milhares de fiéis, durante um Domingo de Páscoa, pediu para ajudar as “pessoas que estão com fome e anseiam por um futuro de paz”. Ademais, de acordo com o Vaticano, o líder religioso ligava diariamente para a Igreja da Sagrada Família em Gaza.

“LEGADO DE PAZ DE FRANCISCO CONTINUA A BRILHAR”

Com a doação, a Santa Sé destacou que o legado de paz deixado por Francisco “continua a brilhar” em um mundo assolado por conflitos. “Foi seu último desejo para um povo a quem demonstrou tanta solidariedade ao longo do seu pontificado, sobretudo ao longo dos últimos anos”, frisou o Vaticano, ressaltando a “proximidade que ele demonstrou aos mais vulneráveis durante sua missão terrena, que continua irradiando mesmo após sua morte”.

 “Em meio à guerra terrível, à infraestrutura em colapso, a um sistema de saúde mutilado e à falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, as infecções e outras doenças evitáveis colocando suas vidas em risco”, apontou a Santa Sé.

“O papa Francisco costumava dizer: ‘Crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada’ e, com este último presente, suas palavras se tornaram ações”, acrescentou,

A equipe que utilizará o veículo em Gaza será composta por médicos e paramédicos, “que alcançarão crianças aos cantos mais isolados de Gaza assim que o acesso humanitário à faixa for restabelecido”, concluiu o comunicado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *