Resultado no comércio eletrônico foi o segundo pior da história. “Ninguém esperava se frustrar com a Black Friday”, diz economista da CNC
Com a população ainda endividada e os juros altos, o desempenho das vendas da Black Friday neste ano foi o segundo pior já registrado no Brasil, segundo reportagem do Valor Econômico. De acordo com dados colhidos pela plataforma Hora a Hora, divulgados no sábado (25), as vendas no comércio eletrônico – principal meio das compras promocionais – registrou queda de 15,1% sobre 2022. No ano passado, a receita das lojas já havia caído mais de 20%, registrando o pior desempenho da série histórica.
O evento promocional importado dos Estados Unidos, que consiste na concessão de promoções e descontos na última sexta-feira do mês de novembro, é acompanhado desde 2010. Os dados divulgados pela plataforma não consideram as vendas em lojas físicas, já que as promoções se concentram sobretudo no comércio online.
Dados da Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo (CNC) estimam que 76,9% das famílias estavam endividadas e 29,7%% inadimplentes em outubro. Além de grande parte da população estar com a renda comprometida com dívidas, os descontos abaixo do esperado destinam-se apenas aos produtos de menor valor que também impactaram nas vendas, afirmou a ClearSale.
Segundo informou o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, ao Valor Econômico, os empresários estocaram muito para as vendas “e ninguém esperava se frustrar com a Black Friday”.
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“Observamos uma Black Friday mais tímida em comparação ao ano anterior, analisando principalmente o faturamento e o volume de pedidos já que ambos apresentaram queda”, ressaltou em nota Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.
Segundo a empresa, as promoções têm sido limitadas a um menor número de produtos na Black Friday, como uma forma do varejo se proteger após o aumento da taxa Selic.
Apesar da queda no volume, duas grandes empresas do varejo eletrônico, a Magalu e o Mercado Livre, afirmaram que tiveram os maiores volume de vendas da história da Black Friday.