Um vídeo em que o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), de Araraquara (SP), desligou os aparelhos de ar-condicionado da Câmara em protesto após a base governista votar contra a instalação dos equipamentos nas escolas do município viralizou nas redes sociais.
Até o fechamento desta matéria, a denúncia do parlamentar já ultrapassava 1,5 milhão de visualizações somente na rede X, o antigo Twitter.
A cidade no interior de São Paulo enfrenta intensas ondas de calor, com temperaturas que ultrapassam 40 °C, e há relatos de alunos e profissionais da educação passando mal devido às condições extremas nas salas de aula.
“Desliguei o ar condicionado aqui, para ver se o líder do governo acha razoável trabalhar sem ar condicionado, num calor de 40 graus. Eu não acho que é razoável”, disse o vereador após o projeto ser rejeitado pela base do prefeito da cidade, o bolsonarista Luis Lapena.
Com nove votos favoráveis e oito contrários, foi rejeitada a votação do projeto de iniciativa do vereador Guilherme Bianco que instituiria o Programa de Enfrentamento à Crise Climática nas escolas da rede pública municipal.
Para amenizar os efeitos das mudanças climáticas na comunidade escolar, a proposta idealizava e previa a revisão da estrutura de climatização e isolamento térmico das escolas públicas municipais e a adequação das estruturas físicas e arquitetônicas, além da arborização e redistribuição de alunos por sala de aula.
“A extrema direita e uma parte dos vereadores desta casa, que acha que construir significa se ajoelhar para o prefeito e colocar os interesses das nossas crianças, de professores e professoras, merendeiras, diretoras, coordenadoras, agentes educacionais dessa cidade a revelia do que o prefeito, não entenderam o para que são vereadores e o pra que são vereadoras. E o nosso papel é defender a educação de cada jovem dessa cidade”, completou.
“Nossa luta não acaba aqui. Amanhã o projeto estará protocolado de novo e vocês vão ter que ficar votando contrário até a gente cansar. E nós vamos ganhar pelo cansaço, porque o nosso nome é trabalho e a nossa defesa é educação”, destacou o vereador no vídeo divulgado nas redes sociais.












Respostas de 7
cascateiro. só lacracão porque ele não fiscalizou as obras de reforma das escolas na gestão passada que era gestão do PT para saber se a fiação das escolas suportava a carga elétrica para se colocar ar condicionado. ficou 8 anos quietinho e agora quer lacrar. vai arrumar serviço cascateiro
Como é que um vereador que só teve, até agora, 4 anos de mandato – foi reeleito na última eleição municipal – conseguiu ficar “8 anos quietinho”? Leitor, você conhece Araraquara? Sabe o que é estudar numa sala de aula, debaixo daquele calor? Se a direita quer que os alunos suem, por que não podem suar também na Câmara de vereadores?
Tão reclamando por ar condicionado? Vão trabalhar no sol de 40 graus, quebrando asfalto, coletando lixo que nem os coletores.
PARABENS Pela Atitude…Se Não Pode para as Escolas.MENOS AINDA a Câmara Municipal.Ja que as Escolas Podem Ficar Sem. PQ NÃO OS VEREADORES PAGOS POR NÓS NÃO PODEM Tbm
eu também desligo o ar condicionado de casa e nunca virei Ibope
Quando foi que você se preocupou com o conforto dos alunos que querem aprender no meio de um calor, como se dizia antigamente, senegalesco?
Impressionante o nível de analfabetismo político em uma cidade tão avançada como Araraquara. Infelizmente o bolsonarismo, com seus tentáculos, alcançaram nossas cidades onde a razão sempre foi o norte. Hoje vejo as pessoas se digladiando, em nome de ideologias políticas e se posicionando contra o bem coletivo e a favor daqueles que nos impõem o sofrimento.