A informação foi dada pelo novo embaixador da China no Brasil, Zouk Qingqiao, que se reuniu com Aloizio Mercadante, futuro presidente do BNDES. Posse será a mais concorrida dos últimos tempos
O novo embaixador da China no Brasil, Zouk Qingqiao, o mais relevante quadro do partido comunista chinês para a América Latina, comunicou nesta sexta-feira (23) que o vice-presidente de seu país, Wang Qishan, representará o presidente Xi Jiping na posse de Lula no próximo dia 1º de janeiro.
De acordo com o diplomata, que esteve reunido nesta tarde com o ex-ministro e futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o vice-presidente chinês estará presente na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado de três ministros do país asiático: os de Comércio, Relações Exteriores e da Comissão de Planejamento e Desenvolvimento.
Durante a reunião, Mercadante e o embaixador conversaram sobre a retomada de um fundo de US$ 10 bilhões a ser gerido pelo BNDES. O Fundo Brasil-China de Cooperação para Expansão da Capacidade Produtiva já existe, mas ficou parado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Os dois também conversaram sobre parcerias entre o BNDES e o principal banco de desenvolvimento chinês para áreas como transição energética, transição digital, nova indústria e descarbonização, por exemplo. O Brasil e a China fazem parte do bloco de gigantes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que recentemente recebeu pedidos de adesão de vários países, entre eles, Argélia, Egito e Irã.