Um vídeo produzido pela Minoria da Câmara dos Deputados que responsabiliza o governo Bolsonaro sobre a alta do preço dos combustíveis viralizou nas redes sociais durante esta semana. O primeiro vídeo de uma série de três, tem como objetivo mostrar à população que Bolsonaro está mentindo ao colocar a culpa da alta dos combustíveis nos governadores, através da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos Estados.
“Você sabe por que o preço do combustível está tão alto? Bolsonaro está dizendo que a culpa é dos governadores, que não baixam o valor do ICMS, um imposto dos estados, mas será que é isso mesmo? Sabe quanto o ICMS subiu desde quando Bolsonaro assumiu a Presidência? Nada! Já a gasolina subiu 42%, o diesel, 38%, e o gás de cozinha, 41%. Ou seja, para a surpresa de zero pessoas, Bolsonaro está mentindo para você mais uma vez“, diz o narrador do vídeo.
Em outro trecho, o vídeo também critica a política de Preço de Paridade de Importação (PPI) praticada pela Petrobrás, que na prática amarra os preços dos combustíveis da estatal ao dólar, ao aumento do barril de petróleo no mercado internacional, mais os custos que os importadores têm com a importação dos combustíveis.
“Bolsonaro copiou a política de preços criada por Temer, que atrela o valor do petróleo ao dólar, ou seja, não importam os custos de produção e a margem de lucro da Petrobrás, o preço é decidido lá fora“, afirma a mensagem.
Junto com a peça, os parlamentares publicaram a hashtag “Bolsocaro”, que chegou a ficar em 7º lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na tarde de quarta-feira (13).
Em sua rede social, o deputado e líder da Minoria da Câmara, Marcelo Freixo (PSB-RJ), ao agradecer o apoio à divulgação do vídeo, afirmou que “o combustível está caro por causa de Bolsonaro, que atrelou os preços ao dólar. Culpar o ICMS é cortina de fumaça”, denunciou Freixo.
Também ao compartilhar o vídeo em sua rede, o deputado federal e líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros, alertou: “Não caia em Fake News! Ao contrário do que diz Bolsonaro, os governadores não são os culpados pela alta no preço dos combustíveis. É mentira! A alíquota do ICMS não subiu em nenhum Estado desde que Bolsonaro assumiu a presidência em janeiro de 2019”, destacou o parlamentar.
No mesmo sentido, o líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), declarou, “não caia em Fake News! Assim como a fome, a miséria do povo, a falta do básico para as famílias brasileiras, o alto preço do combustível também é culpa do Bolsonaro!”, criticou.