Armas contra o vírus utilizadas pelo país de Ho Chin Minh asseguraram vitória da vida e da ciência: rastreamento de contatos, quarentena, medidas preventivas e apoio à saúde pública. Reconhecimento foi feito a partir de um estudo da plataforma A Exemplars in Global Health, uma coalizão de especialistas e colaboradores em todo o mundo.
O artigo que publicamos, “História de sucesso do combate à Covid revela compromisso do Vietnã com a contenção”, considera que “nenhum outro país do tamanho do Vietnã alcançou esse nível de sucesso”, avaliando que o rastreamento completo dos contatos feito pelo país ajuda a viabilizar a estratégia de contenção direcionada.
Este estudo de caso – que resultou no artigo – enfoca o período de tempo desde o início da pandemia COVID-19, em janeiro de 2020, até 31 de dezembro do mesmo ano e foi publicado na plataforma A Exemplars in Global Health, uma coalizão de especialistas e colaboradores em todo o mundo.
“O Vietnã investiu pesadamente em seu sistema público de saúde e os recursos para o setor ultrapassaram o crescimento econômico acelerado do país. A cobertura do sistema nacional de seguro social de saúde aumentou de 13% para 87% da população entre 2000 e 2017”, informa a OMS, ao avaliar o desempenho do país de Ho Chi Minh.
“Como parte de seu compromisso para alcançar a cobertura universal de saúde e fortalecer os cuidados preventivos, o Vietnã estava construindo capacidades de preparação para emergências mesmo antes da pandemia”, acrescentou.
“O Vietnã foi aclamado por sua resposta à COVID-19 ao emitir advertências e diretivas de saúde pública com base na avaliação de risco antes que o primeiro caso tivesse aparecido no país, bem como instituindo procedimentos rigorosos de rastreamento de contato e rígidos requisitos de viagem. O investimento do Vietnã em saúde pública, particularmente em medidas preventivas, tem apoiado efetivamente a resposta vitoriosa contra a pandemia”, conclui a OMS
“Quarentenas com base na possível exposição, em vez de apenas nos sintomas, podem reduzir a transmissão assintomática e pré-sintomática. Especificamente, o teste obrigatório e a quarentena de viajantes internacionais parecem ser uma política eficaz”, avalia o artigo.
Boa leitura.
A Redação
INTRODUÇÃO
Em 31 de dezembro de 2020, o Vietnã, um país com 95 milhões de habitantes, havia relatado 1.465 casos confirmados por laboratório de COVID-19 e 35 mortes. Esse resultado foi atribuído a vários fatores-chave, incluindo um sistema de saúde pública bem desenvolvido, um governo central assertivo e uma estratégia de contenção proativa baseada em testes abrangentes, rastreamento e quarentena.
Detecção: o Vietnã adotou uma abordagem direcionada aos testes, ampliando-a em áreas com transmissão comunitária. O rastreamento de contato é abrangente, com três graus de contatos rastreados para cada caso positivo.
Contenção: Como resultado de seu processo de detecção, centenas de milhares de pessoas, incluindo viajantes internacionais e aqueles que tiveram contato próximo com pessoas com teste positivo, foram colocadas em centros de quarentena administrados pelo governo, reduzindo significativamente a transmissão domiciliar e comunitária. Os pontos críticos com transmissão comunitária demonstrada, incluindo Da Nang durante seu surto em julho e agosto de 2020, foram bloqueados imediatamente, e o governo se comunicava frequentemente com os cidadãos para mantê-los informados e envolvidos na resposta da saúde pública.
Uma das razões pelas quais o Vietnã foi capaz de agir tão rapidamente e manter a contagem de casos tão baixa é que o país experimentou uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave (SARS) em 2003 e casos humanos de gripe aviária entre 2004 e 2010. Como resultado, Vietnã tinha experiência e infraestrutura para tomar as medidas adequadas.
O Vietnã toma muitas decisões importantes de contenção em questão de dias, o que pode levar semanas para que os governos de outros países tomem. Embora o Vietnã seja um país altamente centralizado, várias decisões importantes foram tomadas em nível local, o que também contribuiu para uma resposta rápida.
VISÃO GERAL DO PAÍS
Desde a década de 1980, o Vietnã, um país com quase 100 milhões de habitantes, passou por uma transformação econômica significativa. A adoção de reformas econômicas conhecidas como políticas Doi Moi em meados da década de 1980 transformou uma economia centralmente planejada em uma economia de mercado de orientação socialista, colocando o Vietnã em um caminho para seu atual status de renda média.
O Vietnã investiu pesadamente em seu sistema de saúde, com os gastos com saúde pública per capita aumentando a uma taxa média de 9% ao ano entre 2000 e 2016. Esses investimentos foram recompensados com a rápida melhoria dos indicadores de saúde. Por exemplo, a mortalidade infantil e a mortalidade materna diminuíram em mais da metade entre 1990 e 2018.
O Vietnã tem uma história de sucesso no gerenciamento de pandemias: foi o segundo país depois da China a enfrentar a SARS e, após 63 casos e cinco mortes, foi o primeiro país declarado livre da SARS pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas intervenções iniciadas pelo Vietnã durante a epidemia de SARS estão sendo usadas para responder à COVID-19. Da mesma forma, sua experiência com medidas de preparação e resposta a epidemias pode ter levado a uma maior disposição da população do país em cumprir uma resposta central de saúde pública.
Na esteira da epidemia de SARS, o Vietnã aumentou os investimentos em sua infraestrutura de saúde pública, desenvolvendo um centro nacional de operações de emergência de saúde pública e um sistema nacional de vigilância sanitária. O centro nacional e quatro centros regionais realizam exercícios e treinamentos para preparar as principais partes interessadas no governo para surtos e administraram esforços de preparação e resposta para sarampo, ebola, síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e zika. Ao longo da pandemia COVID-19, o governo continuou a incorporar novas lições e a realizar regularmente análises intra-ação e pós-ação.
O Vietnã há muito mantém sistemas robustos para coletar e agregar dados públicos e, em 2009, mudou para um sistema baseado na web quase em tempo real. Desde 2016, os hospitais são obrigados a relatar doenças de notificação obrigatória em 24 horas a um banco de dados central, garantindo que o Ministério da Saúde possa acompanhar a evolução epidemiológica em todo o país. Em colaboração com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o Vietnã implementou um programa inovador de vigilância “baseado em eventos” em 2018. A vigilância baseada em eventos capacita membros do público, incluindo professores, farmacêuticos, líderes religiosos e até mesmo curandeiros da medicina tradicional, para relatar eventos de saúde pública. O objetivo é identificar grupos de pessoas com sintomas semelhantes que possam sugerir que um surto está surgindo.
LINHA DO TEMPO DO SURTO
O primeiro caso de COVID-19 do Vietnã foi relatado em 23 de janeiro de 2020. Uma semana depois, o Vietnã formou um comitê de direção nacional que se reunia inicialmente a cada dois dias para coordenar a estratégia de “todo o governo” do país. Em Vinh Phuc, uma província do norte a cerca de uma hora de carro de Hanói, os líderes provinciais trancaram a comuna de Son Loi, isolaram pacientes e seus contatos próximos em campos de quarentena por pelo menos 14 dias e ativaram a triagem em toda a comunidade às primeiras evidências de novo contágio.
Uma segunda onda de casos, importados de novos pontos críticos na Europa e nos Estados Unidos, foi descoberta em 6 de março. Um dia após a detecção do primeiro caso da segunda onda, o governo rastreou e isolou cerca de 200 contatos próximos daqueles infectado.
Em 1º de maio, cem dias após o início do surto, o Vietnã havia confirmado apenas 270 casos, apesar dos extensos testes, e sem transmissão na comunidade desde 15 de abril. O Vietnã começou a afrouxar as restrições em maio, incluindo a retomada das viagens domésticas pelo país.
Em 25 de julho, o Vietnã completou 99 dias sem qualquer transmissão comunitária, até que ocorreu um surto na cidade de Da Nang, uma cidade com uma população de mais de 1 milhão que recebe cerca de 8 milhões de turistas anualmente. Da Nang estava especialmente lotada em julho porque as pessoas estavam ansiosas para viajar após uma primavera tensa, e o governo promoveu o turismo doméstico como uma forma de compensar as perdas econômicas do turismo internacional. O que começou como transmissão hospitalar rapidamente se espalhou para a comunidade e, durante a última semana de julho, novos casos incidentes aumentaram cerca de 30%, a taxa de crescimento mais rápida desde o início da epidemia.
Entre 25 de julho e 8 de setembro, 551 casos transmitidos localmente foram relatados em 15 cidades e províncias de todo o país, sendo Da Nang e a vizinha província de Quang Nam as mais afetadas. Aproximadamente 98% dos casos estavam relacionados a grandes hospitais em Da Nang ou tinham um histórico de visitas a Da Nang. (De 1 ° de julho a 27 de julho, estimou-se que mais de 1,5 milhão de pessoas retornaram de Da Nang para outras províncias do Vietnã, das quais 41.000 visitaram o Hospital Da Nang.) Um hospital temporário para tratamento de casos suspeitos e leves foi construído, e outros dois hospitais foram designados para tratamento do COVID-19 e colocados sob a direção de uma comissão especial do Ministério da Saúde.
Para controlar o surto, o Vietnã adotou as mesmas estratégias que tiveram sucesso em acabar com os surtos anteriores: bloqueios seletivos, proibições de viagens, fechamento de empresas, quarentenas em massa e testes generalizados. Em 10 de setembro, 61.968 pessoas estavam sendo monitoradas, 998 estavam em quarentena em unidades de saúde, 15.619 estavam em quarentena em instalações centralizadas e 45.351 estavam em quarentena em casa.
Desde a contenção do surto de Da Nang, o Vietnã continuou a reabrir os planos, embora as fronteiras do país tenham permanecido fechadas, exceto em circunstâncias específicas, e a política de quarentena centralizada de 14 dias continua a ser aplicada à maioria dos viajantes vietnamitas e internacionais que chegam.
TESTAGEM
No final de janeiro de 2020, o Ministério da Ciência e Tecnologia se reuniu com virologistas para estimular o desenvolvimento de testes diagnósticos. A partir do início de fevereiro, instituições com financiamento público no Vietnã desenvolveram pelo menos quatro testes COVID-19 feitos localmente que foram validados pelo Ministério da Defesa e pelo Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia. Posteriormente, empresas privadas, incluindo Viet A e Thai Duong, ofereceram capacidade para fabricar os kits de teste. A maioria dos laboratórios de confirmação onde esses testes são analisados usam versões internas do protocolo da OMS, permitindo que os testes sejam amplamente administrados sem longos tempos de espera.
Cronogramas de desenvolvimento de kits de teste de diagnóstico:
7 de fevereiro de 2020: Kit de teste desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanói. Método de teste: RT-LAMP (amplificação isotérmica mediada por loop de transcrição reversa). Custo: US $ 15. Tempo de teste: 70 minutos.
3 de março de 2020: Kit de teste desenvolvido pela Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã. Método de teste: RT-PCR em tempo real (reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa). Custo: menos de US $ 21. Tempo de teste: 80 minutos após o recebimento da amostra.
5 de março de 2020: kits de teste desenvolvidos pela Military Medical University, comercializados pela Viet A. Custo: US $ 19– $ 25. Método de teste: RT-PCR e RT-PCR em tempo real. Tempo de teste: mais de uma hora, mas tem capacidade de teste quatro vezes o número de amostras do kit CDC. Este teste, que foi responsável por até 80% dos testes no Vietnã durante a falta de estoque global, foi certificado pela União Europeia e outras autoridades, e o Viet A recebeu pedidos de 20 países e territórios.
28 de abril de 2020: Produção e lançamento do kit RT-LAMP e kit RT-PCR comercializados pela empresa Thai Duong.
A capacidade de teste também aumentou rapidamente, de apenas dois locais de teste em todo o país no final de janeiro para 120 em maio. Até o dia 22 de outubro, 137 laboratórios estavam aptos a realizar testes por RT-PCR, com capacidade máxima diária de 51.000 testes. Desses laboratórios, 62 são designados como laboratórios de triagem e 75 como laboratórios de confirmação. Planos estão em andamento para expandir ainda mais os testes de laboratório para incluir o uso de máquinas GeneXpert dentro do sistema do hospital pulmonar.
Devido ao seu baixo número de casos, o país decidiu usar uma estratégia de teste para identificar clusters e prevenir uma transmissão mais ampla. Quando a transmissão na comunidade foi detectada (mesmo que apenas um caso), o governo reagiu rapidamente com rastreamento de contatos, bloqueios em nível de comuna e testes locais generalizados para garantir que nenhum caso fosse perdido. No entanto, o número de testes administrados aumentou durante o surto de Da Nang. Entre 23 de julho e 24 de setembro, mais de 700.000 testes foram realizados, e aqueles que visitaram áreas de alto risco em Da Nang (conforme identificado pelo Ministério da Saúde) foram obrigados a preencher um formulário de declaração de saúde via aplicativo móvel e notificar autoridade local de saúde para coleta e teste de amostras. De 3 a 10 de setembro, um terço de todas as famílias em Da Nang – 72.492 famílias – foram testadas, junto com 13.776 alunos e funcionários que participaram de exames de graduação. Todos foram negativos.
RASTREAMENTO DE CONTATO
O rastreamento de contato e a quarentena são as partes principais da contenção. A estratégia de rastreamento de contato do Vietnã se destaca como excepcionalmente abrangente – é baseada no rastreamento de graus de contato de F0 (a pessoa infectada) até F1 (aqueles que tiveram contato próximo com F0 ou são suspeitos de estarem infectados) e F2 (contato próximo com F1 ), e todo o caminho até F5.
Há uma janela de tempo muito pequena para rastrear e colocar os contatos em quarentena antes que se tornem infecciosos. O período de incubação entre o contato com o vírus e o início dos sintomas é em média de cinco dias. A infecção começa dois dias antes do início dos sintomas. Portanto, apenas três dias estão disponíveis a partir do ponto de contato com um caso para localizar e colocar os contatos em quarentena antes que eles possam infectar outras pessoas. É fundamental agir rapidamente, mobilizar o aparelho de rastreamento de contatos e localizar os contatos.
O processo no Vietnã funciona da seguinte maneira:
*Assim que um paciente com COVID-19 é identificado (F0), as autoridades locais de saúde pública, com o apoio de profissionais de saúde, agentes de segurança, militares e outros funcionários públicos, trabalham com o paciente para identificar com quem eles podem ter entrado em contato e infectados nos últimos 14 dias.
*Todos os contatos próximos (F1), definidos como pessoas que estiveram a aproximadamente 6 pés (2 metros) ou tiveram contato prolongado de 30 ou mais minutos com um caso COVID-19 confirmado, são identificados e testados para o vírus.
*Se o teste F1s for positivo para o vírus, eles serão colocados em isolamento em um hospital – todos os pacientes com COVID-19 são hospitalizados gratuitamente no Vietnã, independentemente dos sintomas.
*Se os F1s não derem resultado positivo, eles são colocados em quarentena em um centro de quarentena administrado pelo governo por 14 dias.
*Os contatos próximos dos contatos próximos identificados anteriormente (F2s) devem isolar-se em casa por 14 dias.
Rastreamento de contato de terceiro grau no Vietnã
Um aspecto digno de nota da abordagem do Vietnã é que ele identificou e colocou em quarentena os casos suspeitos com base em seu risco epidemiológico de infecção (se eles tiveram contato com um caso confirmado ou viajaram para um país afetado pelo COVID-19), e não se eles exibiram sintomas. A alta proporção de casos que nunca desenvolvem sintomas (43 por cento) sugere que essa abordagem pode ter contribuído para limitar a transmissão na comunidade em um estágio inicial.
Para a SARS, uma estratégia de identificação e isolamento de pessoas sintomáticas foi eficaz porque o vírus era infeccioso somente após o início dos sintomas. Com o SARS-CoV-2, entretanto, tal estratégia seria inadequada, uma vez que a infecciosidade pode ocorrer antes do início ou na ausência de sintomas.
QUARENTENA
De 23 de janeiro a 1º de maio de 2020, mais de 200.000 pessoas passaram um tempo em uma instalação de quarentena, mas os números aumentaram dramaticamente após o surto de Da Nang. Para permitir o rastreamento de contato de mais de 1,5 milhão de pessoas ligadas ao surto de Da Nang, o governo mobilizou recursos para localidades com sistemas de saúde deficientes. A cidade de Ho Chi Minh conduziu o rastreamento dos contatos de todos de Da Nang e os estratificou em grupos. Pessoas com sintomas respiratórios ou expostas aos três hospitais epicentros em Da Nang foram colocadas em uma instalação de quarentena centralizada e testadas; outros foram isolados em casa e monitorados pela equipe de saúde da comuna local.
Total de pessoas em quarentena no Vietnã entre março e maio de 2020
Em 31 de dezembro de 2020, um total de 10.242.896 pessoas haviam sido colocadas em quarentena: 211.983 em unidades de saúde, 4.296.302 em unidades de quarentena centralizadas e 5.734.611 em casa.
Total de pessoas em quarentena no Vietnã entre julho e novembro de 2020
Em 10 de março, o Ministério da Saúde trabalhou com empresas de telecomunicações para lançar o NCOVI, um aplicativo que ajuda os cidadãos a criar um “sistema de vigilância da vizinhança” que complementa os esforços de rastreamento de contatos oficiais e pode ter ajudado a retardar a transmissão da doença, embora o aplicativo tenha desenhado críticas de alguns defensores da privacidade. O NCOVI inclui um mapa de casos detectados e grupos de infecções e permite que os usuários declarem seu próprio estado de saúde, relatem casos suspeitos e observem o movimento em tempo real de pessoas colocadas em quarentena. Em meados de abril, a empresa vietnamita de segurança cibernética Bkav lançou o Bluezone, um aplicativo móvel habilitado para Bluetooth que notifica os usuários se eles estiverem a aproximadamente 2 metros de um caso confirmado em 14 dias. Quando os usuários são notificados da exposição, eles são encorajados a entrar em contato com as autoridades de saúde pública imediatamente. O Ministério da Informação e Comunicações pretendia atingir 60% da população com o aplicativo e trabalhou com as operadoras de rede para promovê-lo. Em 20 de agosto, o aplicativo ultrapassou 20 milhões de downloads.
Prevenção e controle de infecções em ambientes de saúde
A prevenção da transmissão para profissionais de saúde e destes para a comunidade é outra estratégia importante de contenção. Durante o surto de SARS em 2003-2004, dezenas de profissionais de saúde vietnamitas foram infectados; além do paciente índice, todos no Vietnã que morreram de SARS eram médicos ou enfermeiros. Nos últimos dez anos, entretanto, o Vietnã melhorou significativamente o controle de infecções hospitalares, investindo em sistemas organizacionais, construindo instalações físicas, comprando equipamentos e suprimentos e treinando profissionais de saúde.
Em preparação para a pandemia COVID-19, o Vietnã fortaleceu ainda mais os procedimentos hospitalares para prevenir a infecção em ambientes de saúde. Em 19 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde emitiu Diretrizes nacionais para Prevenção e Controle de Infecções para Doença Respiratória Aguda COVID-19 em Estabelecimentos de Saúde. Este documento fornece orientação abrangente para hospitais sobre triagem, admissão e isolamento de casos confirmados ou suspeitos de COVID-19, estabelecimento de áreas de isolamento em hospitais, uso de equipamento de proteção individual (EPI), limpeza e desinfecção de superfícies ambientais, gerenciamento de resíduos, coleta, preservação, embalagem e transporte de amostras de pacientes, prevenção de infecção adquirida em laboratório de COVID-19, manuseio de restos de casos confirmados ou suspeitos de COVID-19,
Independentemente disso, o Hospital Geral Da Nang foi o epicentro do surto de Da Nang, com pelo menos 251 casos relatados entre pacientes, cuidadores e funcionários. Em agosto, o hospital foi fechado.
BLOQUEIOS DIRECIONADOS
O Vietnã implementou quarentenas em massa nos pontos quentes suspeitos com base na evolução das evidências epidemiológicas ao longo do tempo. O Vietnã entrou em um bloqueio nacional em 1º de abril. Inicialmente, o bloqueio foi definido para 15 dias, mas foi estendido para 21 dias em 28 das 63 províncias. Durante o surto de Da Nang em agosto, 10 províncias foram fechadas.
Mesmo antes de os primeiros casos no país serem confirmados, o Vietnã deu os primeiros passos para implementar fechamentos, exigir máscaras e limitar a mobilidade de cidadãos e viajantes internacionais. A maioria dos outros países esperou para tomar esse tipo de decisão até que os números fossem muito maiores.
Os passageiros que chegavam de Wuhan, na China, receberam triagem adicional antes que o primeiro caso do Vietnã fosse relatado. Os vistos para turistas chineses não foram mais emitidos em 30 de janeiro de 2020, apenas uma semana após a confirmação do primeiro caso. No final do feriado de dez dias do Ano Novo Lunar em 31 de janeiro – e com apenas cinco casos confirmados no país – o governo determinou que todas as escolas em todo o país permanecessem fechadas. As máscaras foram recomendadas no início de fevereiro, antes da OMS ou da maioria dos países, e se tornaram obrigatórias em todo o país em meados de março.
Os voos de ida e volta para a China foram suspensos em 1º de fevereiro e os trens cancelados logo depois, em 5 de fevereiro. Essas restrições foram implementadas quando os casos estavam na casa de um dígito. Os voos da Área Schengen – 26 países na Europa – e do Reino Unido foram suspensos em 15 de março (após a segunda onda de casos, rastreada para pessoas que viajavam na Europa), e toda a emissão de vistos foi descontinuada em 18 de março.
No início de fevereiro, o Vietnã começou sua prática de colocar chegadas internacionais de países afetados pela COVID-19 em grandes centros de quarentena administrados pelo governo por 14 dias. O Vietnã começou a usar os centros para chegadas vietnamitas da China em 4 de fevereiro e expandiu a prática para chegadas de vietnamitas da Coreia do Sul em 1º de março. A partir de 20 a 22 de março, todas as chegadas internacionais foram colocadas nos centros de quarentena. Os voos internacionais também foram desviados dos aeroportos ainda usados para viagens domésticas. Na maior parte do ano passado, todos os voos comerciais internacionais de entrada foram interrompidos e apenas pessoas com permissão especial têm permissão para entrar no país do exterior; todos os viajantes devem ficar em quarentena por 14 dias.
Mensagens de saúde pública claras, consistentes e criativas
Enquanto os líderes em muitos países minimizaram a ameaça do COVID-19, o governo vietnamita comunicou em termos claros e fortes sobre os perigos da doença, mesmo antes de o primeiro caso ser relatado. Em 9 de janeiro, o Ministério da Saúde avisou pela primeira vez os cidadãos sobre a ameaça; desde então, o governo tem se comunicado com frequência com o público, adicionando uma curta declaração de prevenção a cada chamada telefônica feita no país, enviando mensagens de texto diretamente para as pessoas e aproveitando o alto uso das mídias sociais no Vietnã – há 64 milhões de usuários ativos do Facebook no Vietnã e 80% dos usuários de smartphones no Vietnã têm o aplicativo de mídia social local, Zalo, instalado.
No final de fevereiro, o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional lançou “Ghen Co Vy”, que significa “coronavírus ciumento”, uma canção pop bem conhecida que recebeu uma nova letra e se transformou em um anúncio de serviço público para lavar as mãos. O Instituto pediu a Khac Hung para reescrever as letras e o dançarino Quang Dang para coreografar movimentos de dança; o lançamento finalmente liderou um desafio de dança no TikTok. A campanha #Onhavanvui (#StayHomeIsFun) no TikTok teve mais de 8 bilhões de visualizações. Durante o surto de Da Nang, celebridades vietnamitas e usuários de mídia social compartilharam postagens do tipo “fique forte” para mostrar seu apoio. Em toda a cidade, os edifícios brilhavam com exibições de luz “Eu amo Da Nang”.
Ao longo dessas comunicações, o governo permaneceu na mensagem. No início, usou consistentemente o lema: “Lutar contra a epidemia é como lutar contra o inimigo”. Mais tarde, o governo classificou a responsabilidade de cada cidadão como “5K” (Nam Khong): (1) máscara facial; (2) higiene; (3) distância segura; (4) coleta; (5) declaração de saúde. No final de 2020, com o apoio da OMS, o Ministério da Saúde lançou a iniciativa de comunicações Coexistência Segura com COVID-19, incluindo uma campanha online de longo prazo, Normalize o Novo Normal, lançada conjuntamente pelas Nações Unidas e outras organizações internacionais em Novembro.
O governo estava à procura de desinformação [fake news] desde o início. Uma lei de cibersegurança de 2018 já deu ao governo autoridade substancial nessa área, mas em 14 de abril, o Vietnã aprovou um decreto específico definindo multas para pessoas que usam as mídias sociais para “compartilhar informações falsas, mentirosas, distorcidas ou caluniosas”. A polícia investigou mais de 200 casos desde então. Esse decreto gerou oposição da Anistia Internacional e de outros. No entanto, de acordo com dados do YouGov, em 21 de dezembro, 91% do povo vietnamita acha que o governo está respondendo “muito” ou “um pouco” bem.
IMPACTO ECONÔMICO
A pandemia está projetada para custar ao Vietnã quase 200 bilhões de dong (US $ 9,4 bilhões) em receitas, de acordo com o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc. O setor de turismo do país foi um dos mais afetados, pois as fronteiras permanecem fechadas para turistas internacionais. Em anos normais, o Vietnã recebe 21 milhões de chegadas internacionais. As lojas e hotéis nas ruas mais luxuosas de Hanói e Cidade de Ho Chi Minh continuam vazios.As exportações de frutas caíram pela metade entre abril e junho de 2020, com os operadores de frete exigindo duas a quatro vezes os preços normais.
No geral, porém, o Vietnã está resistindo à crise econômica melhor do que muitos outros países. É um dos poucos países no mundo que experimenta atualmente um crescimento positivo do PIB (observando que o Vietnã tinha um crescimento do PIB de referência elevado antes da pandemia). O setor manufatureiro voltou a crescer em junho, após cinco meses de queda.
No início da pandemia, os produtores locais conseguiram capitalizar as exportações de EPI [Equipamento de Proteção Individual]. A França, gravemente atingida pelo vírus, importou centenas de milhões de máscaras de tecido do Vietnã em maio. O governo dos Estados Unidos comprou 4,5 milhões de máscaras feitas no Vietnã. Em agosto, a demanda global caiu à medida que os países ao redor do mundo se recuperavam gradualmente, fazendo com que as exportações de máscaras vietnamitas caíssem em um terço.
Nos últimos meses, voos internacionais foram abertos para trabalhadores estrangeiros, como engenheiros da LG da Coreia do Sul, necessários para manter o funcionamento da economia. Alguns investidores internacionais estão pressionando para que o país encurte o tempo de isolamento obrigatório para trabalhadores estrangeiros.
CONCLUSÃO
A resposta do Vietnã ao COVID-19 foi excepcional e, embora parte de seu sucesso derive do contexto único do país, muitas lições do Vietnã são amplamente aplicáveis, incluindo o seguinte:
O investimento em uma infraestrutura de saúde pública (por exemplo, centros de operações de emergência e sistemas de vigilância) permite que os países tenham uma vantagem inicial na gestão eficaz de crises de saúde pública. O Vietnã aprendeu lições com a SARS e a gripe aviária, e outros países podem aprender essas mesmas lições com o COVID-19.
A ação antecipada, desde o fechamento de fronteiras e máscaras a testes e bloqueios, pode conter a disseminação da comunidade antes que ela saia do controle.
O rastreamento completo dos contatos pode ajudar a facilitar uma estratégia de contenção direcionada.
Quarentenas com base na possível exposição, em vez de apenas nos sintomas, podem reduzir a transmissão assintomática e pré-sintomática. Especificamente, o teste obrigatório e a quarentena de viajantes internacionais parecem ser uma política eficaz.
Uma comunicação clara é crucial. Uma abordagem clara, consistente e séria é importante durante toda a crise.
Uma forte abordagem de toda a sociedade envolve as partes interessadas multissetoriais nos processos de tomada de decisão e incentiva a participação coesa nas medidas apropriadas.
Com exceção do surto de Da Nang em agosto, o Vietnã conseguiu, mais ou menos, evitar a transmissão da comunidade por um ano inteiro, mantendo a economia aberta o suficiente para facilitar o crescimento do PIB. Até o surto de Da Nang foi contido rapidamente, usando uma combinação de muitas das melhores práticas que o país desenvolveu ao longo do tempo. Nenhum outro país do tamanho do Vietnã teve esse nível de sucesso.
*Equipe responsável pelo artigo: Todd Pollack (i), Guy Thwaites (ii), Maia Rabaa (ii), Marc Choisy (ii), Rogier van Doorn (ii), Le Van Tan (ii), Duong Huy Luong (iiia) , Dang Quang Tan (iiib), Tran Dai Quang (iiib), Phung Cong Dinh (iv), Ngu Duy Nghia (v), Tran Anh Tu (v), La Ngoc Quang (vi), Nguyen Cong Khanh (v), Dang Duc Anh (v), Tran Nhu Duong (v), Sang Minh Le (vii), Thai Pham Quang (v) como parte da plataforma Exemplars in Global Health.
5 de março de 2021
Artigo publicado em Our World in Data: (https://ourworldindata.org/covid-exemplar-vietnam )
Relatórios da OMS sobre o Vietnã:(https://www.who.int/vietnam/internal-publications-detail )