Vinicius Junior é o melhor do mundo no futebol. Nesta terça-feira (17), o atleta venceu a eleição para The Best FIFA 2024 – Melhor Jogador, desbancando grandes nomes do futebol mundial como Lionel Messi, Rodri, Kylian Mbappé e outros.
Vini Jr. venceu uma votação na qual havia mais dez jogadores indicados, com 48 pontos no total. O volante espanhol Rodri foi o segundo colocado, com 43 pontos, e o meia inglês Jude Bellingham ficou em terceiro, com 37 pontos.
O atacante do Real Madrid se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a premiação desde 2007, quando Kaká levou o troféu para o Brasil.
Campeão da Champions League e de LaLiga com o Real Madrid, Vini Jr. foi um dos grandes destaques do clube espanhol na temporada 2023/24, que além de números extraordinários, foi marcada pelo enfrentamento do jogador ao racismo e à ignorância, na torcida e em campo.
O prêmio se faz ainda mais justo após uma derrota controversa na disputa pela Bola de Ouro, onde o brasileiro acabou ficando com o segundo lugar, atrás de Rodri, do Manchester City. A decisão gerou críticas, com o próprio Real Madrid demonstrando descontentamento com a escolha.
Ao receber o prêmio, o camisa 7 do Real Madrid falou sobre o sonho que parecia tão distante.
“Não sei nem por onde começar”, disse o atacante, ao receber o troféu em Doha, no Catar, e ainda véspera de disputar a final da Copa Intercontinental da FIFA de 2024 contra o Pachuca, do México. “Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Chegar aqui é algo muito importante para mim”.
“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas.”
“O Real Madrid é o maior clube do mundo. Eu não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me colocou no campo, nas ruas. Agradecer a todos os jogadores da Seleção Brasileira e ao meu país, que vem torcendo por mim e me dando muita força para seguir na minha luta.”
O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a temporada mais espetacular de sua carreira em 2023/24. Ele foi protagonista constantemente em momentos decisivos pelo Real Madrid, marcando 24 gols em 39 partidas em diversas competições.
BRASILEIROS PREMIADOS
Outros brasileiros levaram prêmios no evento. Marta, jogadora do Orlando Pride, ganhou a primeira edição do prêmio Marta. O vascaíno Gui venceu o prêmio de torcedor do ano. Além deles, o Thiago Maia, do Internacional, levou o prêmio Fair Play.
O prêmio Marta elege a autora do gol mais bonito da temporada. O lance em questão aconteceu com a camisa do Brasil, na goleada por 4 a 0 sobre a Jamaica. O troféu foi criado no início do ano, como uma forma de homenagem à maior jogadora brasileira no futebol feminino.
“Quando recebi a homenagem da FIFA com a criação do prêmio com o meu nome, eu imediatamente comecei a sonhar com essa conquista, mas jamais imaginava ganhar já de primeira. Por esse motivo e também por ter marcando com a camisa da Seleção e ainda no meu nordeste, sem dúvida é muito especial pra mim. Já estou pensando em 2025”, disse a atleta.
O Prêmio Marta é a versão feminina do Prêmio Puskas, de melhor gol do ano. Até então, mulheres e homens concorriam juntos, mas em 15 edições, desde 2009, todos os vencedores saíram do futebol masculino. Marta foi a primeira esportista, entre homens e mulheres, a receber uma homenagem semelhante em vida e é a maior vencedora entre as melhores jogadoras (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018).
Dessa mesma forma, o menino Gui, torcedor ícone do Vasco, conquistou o troféu de “Fifa The Best Football Awards”. O pequeno vascaíno, de 10 anos, foi reconhecido na premiação como melhor torcedor.
Gui, de apenas 10 anos, é portador de uma doença rara chamada epidermólise bolhosa. Em junho de 2023, um vídeo compartilhado pela mãe dele viralizou nas redes sociais, com milhões de visualizações. Na ocasião, a mãe registrou o encontro com o filho depois dele ficar 16 dias em coma induzido.
Por fim, o brasileiro Thiago Maia, do Internacional, levou o prêmio Fifa Fair Play como um reconhecimento pela tragédia no Rio Grande do Sul. No auge das enchentes, o volante salvou pessoas e animais ilhados por Porto Alegre e região metropolitana.
Os vídeos do jogador de 27 anos ajudando nas enchentes explodiram nas redes sociais. Thiago Maia subiu os telhados, pulou cercas e se atirou na água para ajudar os ilhados. Exemplo fora de campo, o atleta atuou em 33 jogos do Internacional na temporada, marcou dois gols e deu quatro assistências.
“Eu não sou um herói. Minha mãe e meu pai sempre me ensinaram a amar o próximo, independente do que esteja acontecendo. Teve um dia em casa que eu acordei e disse: ‘eu não posso ficar em casa, porque eles precisam de mim’”, afirmou.
“Me chamaram de herói. Tenho certeza de que, se fosse o contrário, fariam algo parecido. Com as enchentes, eu quis parar de jogar futebol. Psicologicamente, fiquei muito afetado, mas faria tudo de novo”, disse o vencedor.