O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), saudou os 40 anos da Lei da Anistia (28 de agosto de 1979), lembrando em sua conta numa rede social a figura de Dom Helder e do ex-governador Miguel Arraes (15 de dezembro de 1916 a 13 de agosto de 2005).
Arraes foi prefeito do Recife, deputado estadual, federal e governador de Pernambuco por três vezes. Perseguido pela ditadura, exilou-se na Argélia em 1965 e retornou ao país em 1979 após a promulgação da Lei de Anistia.
“Hoje [quarta-feira, 28] a Lei de Anistia completa 40 anos. Foi o primeiro passo para o fim de uma ditadura que perseguiu, exilou e matou. Com a Anistia, milhares de brasileiros recuperaram os direitos políticos, muitos deles pernambucanos que puderam, enfim, reencontrar sua terra”, escreveu Paulo Câmara, em texto acompanhado da foto de Miguel Arraes ao voltar do exílio.
“Num tempo em que muitos procuram reescrever a história, transformando em heróis aqueles que não merecem nada além do nosso repúdio, deixo aqui a minha lembrança dessas datas tão importantes para Pernambuco e para o Brasil. Viva Dom Helder, viva a Anistia!”, saudou o governador.
“A luta pela democracia me faz lembrar também de outra data: os 20 anos do falecimento de Dom Helder Câmara, uma das mais importantes vozes na defesa dos direitos humanos, durante a ditadura. Dom Helder faz muita falta, mas sua mensagem de paz e justiça continua a nos inspirar”, completou.