Foi lançado no último dia 15 de março, na Livraria Travessa, no Centro do Rio de Janeiro o livro “Industrialização e Nacionalização – Como se forja uma nação ou as Perdas Internacionais”, de autoria de Vivaldo Barbosa, ex-deputado Constituinte e ex-Secretário de Justiça do governo Leonel Brizola.
Vivaldo, que atualmente é vice-presidente nacional do Partido Pátria Livre e Presidente Estadual do Rio de Janeiro, recebeu um grande número de convidados na noite de autógrafos. Num ato bastante concorrido, ele deu autógrafos para dezenas de personalidades do mundo político e intelectual da cidade, como o ex-Ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, os deputados estaduais Paulo Ramos e Geraldo Moreira, Marcelo Monteiro, vice-presidente nacional do PPL, Eduardo Costa, secretário de Saúde do governo Brizola e membro da executiva nacional do PPL, Fernando Mac Dowell de Castro, Elza Serra e Conceição Cassano, da Federação de Mulheres Fluminenses e lideranças trabalhistas.
O livro descreve o processo de industrialização no Brasil, fincando suas bases na Revolução de 30, que o autor descreve como uma luta “nacionalista, uma luta para afirmar a Nação. Uma luta heroica, de muitos atores”. Segundo a apresentação, “aqui se incluem, não apenas as figuras símbolos de Mauá e Delmiro Gouveia, mas os que batalharam na frente de luta, como Serzedelo Correia, Barata Ribeiro, Jorge Street, Vieira Souto e tantos outros, acima de tudo Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi”.
O livro já está nas livrarias e é uma leitura indispensável à compreensão do processo de industrialização nacional, fundamental para afirmação do Brasil, como Nação independente e soberana.