
O cantor René Perez, popularmente conhecido como Residente, defendeu que no próximo domingo (19) os chilenos compareçam às urnas para derrotar o fascismo. Em um vídeo postado no Instagram, o vocalista e letrista da banda Calle 13 pediu que não se permita que um personagem “tão terrível, retrógrado e sombrio quanto Kast” chegue ao poder. “Como músico, não posso ficar calado sobre a possibilidade de outro Pinochet”, sublinhou.
O rapper, que é de Porto Rico, citou sua relação com o país e que sua formação musical incluiu grandes cantores e compositores chilenos, bem como da sua poesia. “Tenho muitos amigos chilenos e muitas das minhas melhores rimas chegaram até Valparaíso, porque aprendi a me perder no céu estrelado do Vale do Elqui, porque cresci ouvindo as músicas de Violeta Parra e Víctor Jara, porque Neruda me ensinou a rimar e conheci Jorge González e entendi o grande valor do rock de Los Prisioneros”, acrescentou.
Por tudo isso, disse que se fosse chileno “jamais permitiria que alguém como Kast estivesse no poder”, pois “todo ditador que existe na América Latina fere todo o continente”.
O rapper relatou ter conhecido o candidato da Frente Ampla, Gabriel Boric, em um encontro “esperançoso”. “Foi animador ver o Gabriel, que por ser tão jovem está realmente preocupado com as necessidades de seu país e de seu povo”, concluiu
Como diz sua canção Latinoamérica: “Sou Maradona contra a Inglaterra marcando dois gols para você / Eu sou o que segura minha bandeira / A espinha dorsal do planeta é minha cordilheira / Sou o que meu pai me ensinou / Aquele que não ama sua Pátria, não ama sua mãe / Eu sou a América Latina”.