A Volkswagen parou sua produção nesta segunda-feira (20) e deu início a férias coletivas nas fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo.
Em comunicado, a Volkswagen afirmou que “em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir nesse momento”.
Segundo a Volks, as fábricas de São Bernardo do Campo e de Taubaté devem ter 10 dias de férias coletivas a partir de 20 de maio. Já a fábrica de motores de São Carlos terá férias de 11 dias para parte do time de produção. A fábrica de São José dos Pinhais (PR), no entanto, seguirá produzindo normalmente.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista (MABC), a medida inclui quatro mil trabalhadores ligados à produção. A Volkswagen conta com 49 fornecedores no Rio Grande do Sul.
“O sindicato entende o momento e lamenta a situação no estado do Rio Grande do Sul. Vamos monitorar, já que nosso acordo coletivo de garantia de emprego prevê formas de flexibilidade para superar momentos de dificuldades na produção, assim como este. Se necessário for, poderá ser discutida a implementação de alguma dessas medidas”, disse o diretor executivo do MABC, Luiz Carlos da Silva Dias.