
Resultado vem após queda de -0,6% em janeiro
O volume de serviços no Brasil registrou alta de 0,8% em fevereiro de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No final do ano passado, após queda de -1,3% em novembro, o setor ficou praticamente estagnado em dezembro (+0,1%), voltando a cair -0,6% em janeiro deste ano, dados revisados. O desempenho no mês de fevereiro coloca o setor de serviços 1% abaixo do pico auge da série histórica da pesquisa, registrado em outubro de 2024 (+1,1%).
O resultado de fevereiro, calculado com ajuste sazonal, foi puxado pelos serviços de informação e comunicação, que cresceu 1,8%; serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%); outros serviços (2,2%); e serviços prestados às famílias (0,5%), alta que reverte a queda de 3,3% registrada em janeiro.
Em contrapartida, o setor de transportes apresentou o único resultado negativo no mês, com recuo de 0,1%, após queda de 1,8% em janeiro.
Afetado pelos juros altos do Banco Central (BC), que provocou uma desaceleração na economia no final do ano passado, atingindo a produção industrial e a venda do comércio varejista, logo o consumo das famílias, o volume de serviços apresentou uma variação de apenas 0,1% no trimestre móvel encerrado em fevereiro ante ao anterior.
Os principais recuos vieram dos transportes (-0,5%), serviços prestados às famílias (-0,3%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%). Outros serviços ficou estagnado (0,0%) e apenas uma atividade ficou no terreno positivo: informação e comunicação (+1,2%).
Frente a 2024, o volume de serviços avançou 4,2% na série sem ajuste sazonal. No acumulado do ano, o crescimento foi de 2,6%, enquanto, nos últimos 12 meses até fevereiro de 2025, a alta ficou em 2,8%.