
O palco do Cine-Teatro Denoy de Oliveira ficou marcado na noite desta terça-feira (29) pela apresentação de uma das maiores vozes brasileiras de todos os tempos. Fabiana Cozza abriu com chave de ouro o projeto “Noitada de Samba da UMES”, no Bixiga.
Apresentando um repertório de grandes sambas gravados ao longo da sua carreira, a paulistana que tem sua origem ligada à uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, a Morro da Casa Verde, mostrou ao público que lotou o teatro um repertório lírico de sambas da mais alta qualidade.
“É uma alegria poder estar aqui no Teatro Denoy de Oliveira, ocupado pela UMES, uma entidade importante de resistência, de luta, e cantando. Essa que, sem dúvida nenhuma, é uma das grandes artes da resistência do Brasil, que é o samba”, disse Fabiana, ao dar início à sua apresentação.
A artista, que é considerada a maior intérprete de Dona Ivone Lara do país, apresentou ao público lindas obras da nossa Grande Dama do Samba. Composições de Nei Lopes, Moisés Marques, Toninho Geraes, Moacyr Luz, Paulo César Pinheiro e Cartola, a quem Fabiana dedica grande parte de sua gravações, emocionaram os presentes nesta noite de estreia do projeto, que é inspirado na “Noitada de Samba” do Teatro Opinião, do Rio de Janeiro.

“Eu vim para mostrar, talvez, para dividir com vocês, coisas que eu venho gravando, personalidades da música popular brasileira que se dedicam, também e especialmente, a fazerem samba com lirismo, com beleza, com boniteza, com inspiração, com esperança. Foi assim que eu aprendi a cantar samba”, continuou.
A artista também relembrou sua origem e se definiu como “cria da Barra Funda”, um dos redutos históricos do samba na capital paulista. “Eu que sou, de certa forma, também uma cria da Barra Funda, por conta do meu pai, do histórico do meu pai, da Barra Funda, foi o território que eu me forjei, de certa forma. Mas, para além disso, ouvindo sempre grandes compositoras, compositoras, cantoras e cantores”, completou a cantora.

Noitada de Samba na UMES marca a retomada da programação musical no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, reeditando e homenageando o projeto realizado. São vinte apresentações com grandes intérpretes do mais tradicional ritmo musical brasileiro.
As apresentações contam com um elenco de gigantes, formada pelos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas), João Poleto (sopro), Koka Pereira (percussão), Maik Oliveira (bandolim), Pedro Pita (percussão) e Rafael Toledo (percussão).
Sambistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais pedem passagem para chegar no Bixiga e subir no palco com seus versos e batucadas. O projeto conta com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, parceria fundamental para garantirmos a sua realização
PRÓXIMA APRESENTAÇÃO
Na terça-feira, dia 6 de maio, a promessa é de novas e grandes emoções no palco do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, com a apresentação da grandiosa Adriana Moreira.