O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Belo Horizonte confirmou a candidatura de Wadson Ribeiro para a prefeitura da capital de Minas Gerais e de Kátia Vergilio como vice na chapa, em convenção na sede do partido, que foi transmitida de forma virtual, na quarta-feira (16).
Aos 44 anos, Wadson Ribeiro é formado em Administração Pública. Foi deputado federal, secretário-executivo do Ministério do Esporte e secretário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais do estado de Minas.
Preocupado com o desemprego em Belo Horizonte, que se agravou por conta da pandemia, Wadson Ribeiro defende um projeto amplo de obras de infraestrutura para a cidade de BH, que nos últimos anos tem sofrido com enchentes.
“Nós somos um partido que tem um projeto para Belo Horizonte, temos um plano para desenvolver a cidade”, afirmou. “Belo Horizonte tem um problema que foi agravado com a pandemia que é o problema do desemprego. Nós precisamos encarar o desemprego de Belo Horizonte”.
Wadson lembrou que o atual prefeito na campanha passada disse que Belo horizonte não precisava de obras e afirmou: “ele estava enganado, porque Belo horizonte não precisa de elefantes brancos, mas precisa de muitas obras. Nós vamos viver daqui a alguns meses um processo de chuvas intensas em Belo Horizonte, e nós sabemos, não precisa de bola de cristal, que as mesmas avenidas estarão alagadas, os mesmos morros que vão despencar barracos, as mesmas estatísticas que vão vitimar um conjunto de belorizontinos. Vocês imaginam se nós tivéssemos um programa ousado de obras, quanto empregos nós não geraríamos”. Ribeiro destacou que vai trabalhar fortemente na sua gestão para buscar recursos que possam viabilizar as obras.
“Nós somos candidatos porque nós achamos que o transporte está mal”, disse Wadson Ribeiro, que anseia por melhorias na mobilidade urbana da cidade, como a criação de mais linhas de metrô e a redução da tarifa de transporte.
“Nós representamos um projeto de cidade. Um projeto de cidade é mais que um estilo de vida para cidade. Um projeto de cidade deve levar em conta se nós vamos conseguir trazer empregos, se nós vamos conseguir trazer indústrias, se nós vamos valorizar o salário do professor, se nós vamos ter transporte público, se nós vamos respeitar a sociedade como ela é, e não impor um modo de vida para a maioria”, frisou Wadson Ribeiro.
Filha de uma operária metalúrgica do bairro da vila pinho, no Barreiro de Belo Horizonte, a candidata a vice-prefeita da chapa, Katia Vergilio, de 31 anos, é formada em direito e tem trajetória na luta por moradia em Belo Horizonte.
“A luta não se constrói sozinha, ela é feita com a participação de todos”, disse. “Os nossos candidatos a vereadores precisam observar as suas lutas diárias para que BH possa mais, que possa mais com políticas sérias, que possa mais com transporte de qualidade, com educação, que possa mais com menos pessoas morando nas ruas”, declarou Kátia Vergilio.
Entre os presentes na convenção estavam a ex-deputada federal Jô Moraes, que concorre a uma vaga na Câmara Municipal, e o vereador Gilson Reis, candidato à reeleição. A chapa lançou 55 nomes a vereador.
Durante o evento, enviaram saudações aos candidatos, a presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o governador do estado do Maranhão, Flávio Dino, o deputado federal e candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Orlando Silva, a ex-deputada federal e candidata a prefeita da cidade de Porto Alegre, Manuela D’ávila, e o ex-deputado federal e ex-diretor executivo da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima.
“Em um momento tão especial da vida brasileira, é que nós precisamos de quadros e camaradas na altura desse desafio. Alguém que vai expressar o nosso pensamento, as nossas ideias, com a experiência que você tem de ter sido gestor do Ministério do Esporte, de ter sido gestor no estado de Minas Gerais, de ter sido deputado federal, e presidente da gloriosa União Nacional dos Estudantes. É com essa cara, com a cara da novidade, com a cara da justeza das nossas ideias, que nós vamos fazer uma belíssima campanha”, afirmou a presidente nacional do partido, Luciana Santos.
O governador Flávio Dino destacou a experiência administrativa e política do candidato do PCdoB, “que representam ideais de justiça social, de igualdade social, como nós temos feito aqui no Maranhão, ampliando leito de UTIs, melhorando a qualidade de educação, criando uma rede de segurança alimentar, fazendo que haja uma rede de segurança de trabalho, de emprego e renda”.